Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico semestral que tem como missão publicar artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas concluídas e/ou em andamento, bem como resenhas científicas no campo da educação, da cultura e da linguagem. A disseminação dos conhecimentos resultantes de estudos de caráter teórico e/ou empírico desenvolvido pelos pesquisadores, sobre diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribui para a promoção do debate, popularização do conhecimento e intersecção com os desafios da educação. Desse modo, a revista acolhe textos produzidos por professores, pesquisadores, discentes da pós-graduação e demais profissionais da área de Educação, Ciências Sociais e Letras.

ISSN: 2526-4052

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Edição Atual

v. 9 n. 15 (2024): Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - Fluxo Contínuo
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A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem publica mais um volume destacando o valioso trabalho desenvolvido pelos editores, pareceristas Ad Hoc e colaboradores que têm se comprometido de forma dinâmica com a avaliação e circulação da produção científica, buscando divulgar as reflexões feitas pelos/as pesquisadores/as nos resultados de pesquisa no campo educacional.

Os temas abordados nesses artigos situam-se em enfoques variados, considerando que oportunizam aos/às leitores/as a conhecer os percursos teóricos metodológicos adotados, por conceituados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as.

Publicado: 2024-08-14

Editorial

Apresentação

Artigos

  • AQUECIMENTO GLOBAL E O SEU CONTEXTO HISTÓRICO: UM PALCO DE CONTROVÉRSIAS A scene of controversy

    Cesar Dalmolin, Alan Silva de Aviz
    10-29

    Visualizações: 115
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7458
  • SEXUALIDADE EM GÊNEROS LITERÁRIOS POEMA E SLAM: NAS TRILHAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS PARA ABORDAR A SEXUALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Kamila Regiani Umbelino Martins, Adélia Maria
    30-50

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8334
  • FORMAÇÃO DE MULHERES COMO PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: ALGUNS EXEMPLOS

    Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Diego Pereira da Silva
    51-70

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7658
  • A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EM PUBLICAÇÕES NO SCIELO (2015-2017) An analysis of publications in Scielo (2015 to 2017)

    Daniel Ventura Damaceno, Léia Teixeira Lacerda, Alexandra Ayach Anache
    71-90

    Visualizações: 73
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8848
  • VESTIBULAR DIGITAL: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FATEC

    Lucileila do Rosário Queiroz, Sergio Pamboukin , Roberto Kanaane
    91-105

    Visualizações: 58
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7540
  • LOS ESTUDIOS DE PREESCOLAR EN XALAPA, VERACRUZ, TIENEN CARA DE MUJER. 1900-1967

    Ana María del Socorro García
    106-127

    Visualizações: 68
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8865
  • USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO A PARTIR DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE CAMPESINA

    Joice Soares de Oliveira, Maria Jaislanny Lacerda e Medeiros
    128-148

    Visualizações: 82
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7490
  • ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DUPLA-TITULAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

    Tatiane Silva Santos, Selma Regina Olla Paes de Almeida
    149-165

    Visualizações: 65
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8533
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O principal objetivo do periódico é difundir textos científicos (artigos, críticas bibliográficas, notas de pesquisa, resenhas) inéditos com relevância, originalidade e qualidade, no que se refere aos resultados, alcance e impacto na área. O periódico está aberto, portanto, à submissão das produções de toda a comunidade científica.

A revista compreende uma ação conjunta dos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidadade (GPECD) de Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER).

 

A Revista recebe proposições de pesquisadores para a organização de Dossiês temáticos, bem como artigos e as resenhas de livros em fluxo contínuo, conforme o foco e o escopo do periódico, desde o inicio de 2020.

Atualmente a revista está com avaliação B1 pelo Qualis-Capes (quadrienal 2017-2020)  e está aprimorando os esforços institucionais para a avaliação que ocorrerá no próximo quadriênio.

                                        INDEXADORES, BASE DE DADOS E REPOSITÓRIOS

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