Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico semestral que tem como missão publicar artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas concluídas e/ou em andamento, bem como resenhas científicas no campo da educação, da cultura e da linguagem. A disseminação dos conhecimentos resultantes de estudos de caráter teórico e/ou empírico desenvolvido pelos pesquisadores, sobre diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribui para a promoção do debate, popularização do conhecimento e intersecção com os desafios da educação. Desse modo, a revista acolhe textos produzidos por professores, pesquisadores, discentes da pós-graduação e demais profissionais da área de Educação, Ciências Sociais e Letras.

ISSN: 2526-4052

Anúncios

Edição Atual

v. 8 n. 17 (2024): Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 8 n. 17 (2024): Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - Fluxo Contínuo
Publicado: 2024-12-18

Editorial

Apresentação

Artigos

  • Caso de ensino como recurso reflexivo da potencialidade do coensino no Estado de São Paulo

    Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Adriana Correa Bueno, Carla Ariela Rios Vilaronga
    12-30

    Visualizações: 25
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8287
  • As percepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem de trabalhadores indígenas em formação

    Salatiel da Rocha Gomes, Geycielle de Oliveira Batista, Liliane Costa de Oliveira
    31-50

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9021
  • The method in education to the pedagogue John Dewey

    Alyson Bueno Francisco
    51-67

    Visualizações: 8
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8985
  • Agenciamentos coletivos na cena rock em Tucuruí - PA Práticas educativas, feminismos e resistências culturais

    Ionara Conceição Lemos Pinheiro, Gilcilene Dias da Costa
    68-89

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8947
  • Desenvolvimento na Amazônia e o papel da Universidade

    Igor Everton Silva Monteiro, João Batista Carmo e Silva
    90-110

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9176
  • El cuerpo como dispositivo de subjetivación del acto aprehendido

    Imelda Álvarez García, Fabián Martínez Hernández
    111-129

    Visualizações: 15
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9181
  • Gamificação como meio de apropriação da aprendizagem Ensino fundamental na área de língua portuguesa

    Carlos Alberto Antunes, Nataniel dos Santos Gomes
    130-147

    Visualizações: 22
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9082
  • O ensino superior e a internacionalização na Universidade de São Paulo

    Selma Regina Olla Paes de Almeida
    148-169

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8557
  • Iniciação científica e a interdisciplinaridade o entrelugar na formação do jovem pesquisador

    Marta Luzzi, João Paulo Staconi
    170-192

    Visualizações: 11
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.8857
  • Mobiliários e objetos das escolas primárias de Santo Antônio de Leverger - Mato Grosso da década de 1930

    Francisca da Silva Duarte, Marijâne Silveira da Silva
    193-210

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9105
  • As parcerias público-privadas no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT) intersecções do mundo do trabalho com as políticas neoliberais

    Salatiel da Rocha Gomes, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    211-232

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9068
  • Distribuição dos professores temporários em municípios de até 50 mil habitantes (2011-2020)

    Herilene Chaves de Sousa, Ariel Feldman
    233-251

    Visualizações: 32
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9096
  • Pensamento computacional no II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão

    Jane Vanuza Lasch, Fabrício Vieira Campos
    252-270

    Visualizações: 11
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9227
  • A sala de recursos multifuncionais como instrumento facilitador no/do processo de ensino, aprendizagem e inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial

    Flávia Janiaski, Thacio Fagundes Vissicchio, Maizi Aparecida dos Santos
    271-291

    Visualizações: 26
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9094
Ver Todas as Edições

O principal objetivo do periódico é difundir textos científicos (artigos, críticas bibliográficas, notas de pesquisa, resenhas) inéditos com relevância, originalidade e qualidade, no que se refere aos resultados, alcance e impacto na área. O periódico está aberto, portanto, à submissão das produções de toda a comunidade científica.

A revista compreende uma ação conjunta dos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidadade (GPECD) de Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER).

 

A Revista recebe proposições de pesquisadores para a organização de Dossiês temáticos, bem como artigos e as resenhas de livros em fluxo contínuo, conforme o foco e o escopo do periódico, desde o inicio de 2020.

Atualmente a revista está com avaliação B1 pelo Qualis-Capes (quadrienal 2017-2020)  e está aprimorando os esforços institucionais para a avaliação que ocorrerá no próximo quadriênio.

                                        INDEXADORES, BASE DE DADOS E REPOSITÓRIOS

Flag Counter