Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico semestral organizado pelos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI , os Docentes do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A revista (Online) é uma publicação que visa divulgar trabalhos na área de Educação, Cultura, Linguagem e afins. Com avaliação quadrienal  no Qualis-Capes 2017-2020 - B1.

ISSN: 2526-4052

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Chamada pública RBECL/UEMS para compor dossiê - Experiências e reflexões sobre a cooperação acadêmica transnacional

2023-12-20

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem lança nova chamada e convida para contribuir no dossiê: Experiências e reflexões sobre a cooperação acadêmica transnacional, pesquisadores e pós-graduandos de instituições de ensino superior (IES), nacionais e estrangeiras, interessados em debater os processos e as experiências de cooperação acadêmica das últimas duas décadas, período em que as universidades vêm sendo fortemente interpeladas a se inserirem no movimento de transnacionalização da educação superior.

A crescente relevância da dimensão internacional na estruturação e avaliação das IES, expressos em diretrizes e documentos oficiais nacionais, descortina, por sua vez, alguns paradoxos inquietantes: escassez de fontes de financiamento para a internacionalização, reafirmação do modelo de cooperação hegemônico Norte-Sul, centralidade dos rankings na escolha das instituições e países vitrines para a mobilidade internacional, hegemonia da língua e dos países de língua inglesa no processo.

Esses paradoxos inevitavelmente colocam em evidência visões em disputa sobre os processos de globalização e de cooperação acadêmica transnacionais em curso, no mais das vezes, francamente, desfavoráveis ao campo das Ciências humanas e Humanidades.

No debate sobre cultura de cooperação acadêmica, proposto aqui, está implícita a discussão de como sedimentar conhecimento novo sobre este campo. Qual conceito de cooperação interessa difundir? como estruturar os convênios de cooperação? com qual agenda e propósitos? quais dispositivos e práticas podem ser úteis para difusão de conhecimento científico e social? qual o papel da (s) língua (s) e cultura no processo?

Assim, espera-se receber diferentes problematizações sobre a temática, bem como exposições de experiências exitosas e dificuldades de consolidação de políticas institucionais que consolidem a cooperação transnacional entre as universidades nacionais e estrangeiras.

Organizadores desta Chamada:

Profa. Dra. Lucilene Soares da Costa – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) / Brasil.

E-mail: lucilenecosta@uems.br

Prof. Dr. José Antonio Vieira – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/ Brasil

E-mail: joseantoniovieira@professor.uema.br

Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto – Universidade de São Paulo (USP)/ Brasil

E-mail: barzotto@usp.br

 

A submissão dos artigos deve ser encaminhada no período de 20 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024 com previsão de publicação em junho de 2024, conforme as diretrizes de submissão no site da Revista:

https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/about/submissions

 

Conselho Editorial da RBECL - Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade Universitária de Campo Grande

https://www.facebook.com/rbecluemscg

Contato: rbecl@uems.br

Saiba mais sobre Chamada pública RBECL/UEMS para compor dossiê - Experiências e reflexões sobre a cooperação acadêmica transnacional

Edição Atual

v. 7 n. 13 (2023): Fluxo contínuo
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Artigos de fluxo contínuo da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem - RBECL- UEMS

Publicado: 2024-02-05

Edição completa

Editorial

  • Dados Institucionais

    Alan Silus, Higor de Siqueira Marques, Léia Teixeira Lacerda, Ronaldo Rodrigues Moises
    2-6

    Visualizações: 25

Apresentação

Artigos

  • HOMOPARENTALIDADE: uma realidade no ambiente escolar

    José Ronaldo dos Santos
    e713230

    Visualizações: 54
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7373
  • ANÁLISE DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL E AS INFLUÊNCIAS DO USO DE JOGOS DE CARTAS NO ENSINO APRENDIZAGEM

    Cícero dos Santos Teixeira, Marcos Wildson Alves Nery
    e713231

    Visualizações: 107
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7398
  • RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS & AUTISMO: outros caminhos de mediação da aprendizagem

    Mônica Helena Ferreira da Silva, Flávia Vieira da Silva do Amparo
    e713232

    Visualizações: 118
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7432
  • OS INSTRUMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DE EMANCIPAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO MANUAL DIDÁTICO

    Antonia Cristina Rocha Fioravante, Carla Villamaina Centeno
    e713233

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7522
  • TURISMO E APRENDIZAGEM: o bioparque pantanal como espaço de experiências

    Alan Silus, Guilherme Garcia Velasquez
    e713234

    Visualizações: 54
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605
  • O COTIDIANO E FESTEJOS NA COMUNIDADE PANTANEIRA DE SÃO PEDRO DE JOSELÂNDIA – BARÃO DE MELGAÇO/MT

    Itamara dos Anjos Oliveira, Beleni Salete Grando
    e713235

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7720
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O principal objetivo do periódico é difundir textos científicos (artigos, críticas bibliográficas, notas de pesquisa, resenhas) inéditos com relevância, originalidade e qualidade, no que se refere aos resultados, alcance e impacto na área. O periódico está aberto, portanto, à submissão das produções de toda a comunidade científica.

A revista compreende uma ação conjunta dos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidadade (GPECD) de Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER).

 

A Revista recebe proposições de pesquisadores para a organização de Dossiês temáticos, bem como artigos e as resenhas de livros em fluxo contínuo, conforme o foco e o escopo do periódico, desde o inicio de 2020.

Atualmente a revista está com avaliação B1 pelo Qualis-Capes (quadrienal 2017-2020)  e está aprimorando os esforços institucionais para a avaliação que ocorrerá no próximo quadriênio.

                                        INDEXADORES, BASE DE DADOS E REPOSITÓRIOS

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