ANÁLISE DO DISCURSO DO EU-PROFESSOR DE MATEMÁTICA
discussão sobre metodologias e tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i20.9364Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Projetos de Aprendizagem, Formação de professores, Discursos coletivosResumo
É notório que o uso das tecnologias digitais tem um crescimento acelerado em nosso cotidiano. Para praticamente todas as áreas das nossas vidas existe um tipo de tecnologia digital para nos auxiliar em nossos afazeres. Na educação não é diferente, tendo em vista que cada vez mais podemos ter acesso às mais diversificadas informações - por meio da internet ou até mesmo realizar estudos em diferentes estabelecimentos educativos-, mesmo que geograficamente distantes, pois temos a possibilidade da Educação à Distância. São diversas as ferramentas tecnológicas digitais que podemos utilizar em sala de aula, presencial ou não. Vivemos na era digital que influencia diretamente nas formas de sermos e estarmos no convívio em sociedade. Neste contexto, o trabalho tem por objetivo compreender como se constitui a formação inicial do eu-professor coletivo-singular que ensinará matemática em relação à utilização de Tecnologias Digitais. Para isso foram analisadas as respostas de dezessete licenciandos que participaram de um curso de aperfeiçoamento sobre Metodologia de projetos de aprendizagem e tecnologias digitais. Os dados foram tabulados e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com a técnica foram construídos dois discursos coletivos e por meio de sua análise foi possível compreender que desde a formação inicial até a formação continuada é necessária a contínua participação de professores e professoras em cursos e/ou formações como forma de possibilitar que estes sujeitos estejam em um constante processo de formação/atualização para que continuem desenvolvendo seu trabalho de forma coerente com as demandas impostas pela vida em sociedade e com a continuidade da escola como um espaço plural para formação dos sujeitos que a constituem.
Referências
BETTEGA, Maria Helena. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 116).
CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagem da Docência em Espaços Institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. In: PRYJMA, M. F.; OLIVEIRA, O. S. O Desenvolvimento Profissional Docente em Discussão. p. 63-77, Curitiba/PR: Ed. UFTPR, 2016.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e a sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAGUNDES, Leia.; SATO, Michele.; LAURINO, Débora Pereira. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Brasília: PROINFO/SEED/MEC, 2001.
FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak. O eu-professor coletivo-singular: discursos sobre as tecnologias em uma rede fechada de conversações. Curitiba, Appris, 2021.
__________. Os discursos dos professores de matemática sobre suas tecnologias: uma cultura docente em ação. Curitiba: CRV, 2020.
__________. Os professores de matemática e as tecnologias digitais: uma cultura docente em ação. 2015. 90p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, 2015.
GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcante. Os novos instrumentos no contexto da pesquisa qualitativa. In: LEFÈVRE, F; LEFÈVRE, A. M. C; TEIXEIRA. J. J. V. (Org.). O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul, RS: Educs, 2000. p. 11-36.
__________. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.
LEFÉVRE, Fernando; LEFÉVRE, Ana Maria Cavalcante. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. 2. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
LEFÉVRE, Fernando; LEFÉVRE, Ana Maria Cavalcante; IGNARRA, Regina Maria. O conhecimento de intersecção: uma nova proposta para as relações entre a academia e a sociedade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007. p. 72-83.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Ponta Grossa: - PROEX/UEPG, 2015, p.15-33.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SANCHO, Juana Maria. De tecnologia da informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. (Org.). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
