SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
uma proposta à luz do ISD
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i20.9973Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Sequência Didática, Interacionismo Sociodiscursivo, Capacidades de linguagemResumo
O ensino de Língua Portuguesa no contexto escolar apresenta diversas oportunidades para o desenvolvimento integral dos alunos, indo além da simples aquisição de competências linguísticas. Nesse cenário, a sequência didática constitui um instrumento importante para orientar as práticas pedagógicas e atividades de modo processual e coerente, atendendo as necessidades encontradas em sala de aula. O trabalho ora em pauta tem como objetivo apresentar a planificação de uma sequência didática centrada no gênero conto de humor para a disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Fundamentando-se nos princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), propostos por Bronckart (2006, 2010), e nas contribuições de autores que articulam reflexões sobre o ISD e a sequência didática, como Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Dolz, Pasquier, Bronckart (2017), Magalhães e Cristóvão (2018), o estudo justifica-se na medida em que pode colaborar para a construção de novas práticas para o ensino de língua materna, favorecendo a ampliação das capacidades de linguagem dos estudantes. As atividades propostas na sequência didática, voltadas para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II, foram planejadas de forma a promover a interação social e a reflexão sobre o funcionamento do gênero conto, em consonância com os princípios do ISD.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino da produção escrita. Letras. Santa Maria, v. 20, n. 40, jan./jun. 2010. p. 163-176. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/12150. Acesso em: 22 jul. 2024.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lidia. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Revista Signum: Estudos da linguagem, n, 14/1, p. 569-589, jun. 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578/pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.
DOLZ, Joaquim; PASQUIER, Auguste; BRONCKART, Jean-Paul. A aquisição do discurso: emergência de uma competência ou aprendizagem de diferentes capacidades de linguagem? Nonada: Letras em Revista, n° 28, vol. 1. Maio/2017. p. 156-173. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512454262011. Acesso em: 24 jul. 2024.
DOLZ, Joaquim. Os cinco grandes ‘novos’ desafios para o ensino de Língua Portuguesa. CENPEC (Olimpíadas de Língua Portuguesa). 2015. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/sua-pratica/reflexao-teorica/79/os-cinco-novos-desafios-para-o-ensino-da-lingua-portuguesa. Acesso em: 28 jul. 2024.
MACHADO, Anna R.; CRISTÓVÃO, Vera L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/4JBZVNJgvFmTgCg6pRPg3bC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2025.
MAGALHÃES, Tânia G.; CRISTOVÃO, Vera L. L. Sequências e projetos didáticos no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma leitura. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
