ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A BACIA HIDROGRÁFICA COMO CONTEXTO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Visualizações: 889

Autores

  • Eva Teixeira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Larissa Cristina Brandão Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Unidade Dourados -MS
  • Márcia Regina Romero Maciel do Carmo Escola Estadual Dóris Mendes Trindade – Aquidauana-MS

Palavras-chave:

Espaço geográfico, Paisagem, Interdisciplinaridade, Formação de professores.

Resumo

O estudo do meio é um método interdisciplinar, bastante utilizado no ensino de geografia, visando o desenvolvimento de habilidades investigativas, para a compreensão do espaço e para o aprimoramento do olhar geográfico, o que é consensual entre vários autores. Assim, o trabalho teve como objetivo apresentar tal metodologia como recurso didático no ensino de Geografia para a construção de uma aprendizagem significativa em uma escola em Aquidauana/MS, Brasil. Para tanto, na atividade, foram abordados conteúdos referentes ao estudo da sub-bacia hidrográfica do Córrego Guanandy, afluente do rio Aquidauana. Com isso, observou-se maior interesse por parte dos acadêmicos e alunos da escola, bem como a motivação do professor supervisor em propiciar a aproximação entre a teoria e a prática no ensino de geografia. Desta forma, a geografia tornou-se perceptível no cotidiano do estudante, servindo para intermediar sua leitura e entendimento do espaço geográfico da cidade, a partir da observação da paisagem.

 

Biografia do Autor

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Curso de Mestrado em Geografia - CPAQ

Referências

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

BUENO, M. A. A importância do estudo do meio na prática de ensino em Geografia Física. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v.29, n.2, p.185-198, jul./dez, 2009.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Seminário Nacional: Currículo em Movimento, 2010, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte, nov. 2010, p.1-16.

FERNANDES, M. L. B. Estudo do meio e o ensino de geografia. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, Número especial EGAL, p. 1-19, II semestre 2011.

GADOTTI, M. Aprender e ensinar com sentido. In:_________. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007. p.61-67.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - Cidades – Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Disponível em: < http://goo.gl/D6vZP0 >. Acesso 15 de Janeiro 2015.

KAERCHER, N. A. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia, Londrina, v. 18, n. 2, 2009.

PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se... em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. (ORG.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004, p.249-288.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Santos, E. T. dos, Cardoso, L. C. B., & Carmo, M. R. R. M. do. (2016). ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A BACIA HIDROGRÁFICA COMO CONTEXTO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. GEOFRONTER, 1(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1154

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)