PLANEJAMENTO URBANO NA REGIÃO NORTE MINEIRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS GESTORES PÚBLICOS

Visualizações: 657

Autores

  • Iara Soares de França Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Maria Ivete Soares de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Bruna Stefanie Macedo Santos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Palavras-chave:

Planejamento Urbano, Estado, Plano Diretor

Resumo

Este artigo analisa a visão de gestores públicos municipais do Norte de Minas sobre o planejamento urbano e os desafios por eles enfrentados. Do ponto de vista metodológico realizou-se: análise teórica sobre o planejamento urbano e a ação do Estado, pesquisa documental sobre legislações urbanísticas e aplicação de entrevistas aos gestores municipais. Os mesmos foram indagados sobre problemas urbanos, o Plano Diretor e os principais desafios da gestão urbana. Os resultados foram sistematizados por meio de mapa, gráfico, tabela e quadro. Apenas 33,3% dos 15 municípios integrantes da pesquisa possuem o Plano Diretor Municipal. A maior parte que não possui (53,3%) são aqueles municípios cuja população é inferior a 20 mil habitantes. Os demais (13,3%), não informaram. Esse quadro amplia a necessidade de se avançar em novos instrumentos de gestão urbana e de potencializar o Plano Diretor e sua eficácia, na perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população, com o diálogo com o poder público. E, com isso, avançar para novas formas de gestão intermunicipal no Norte de Minas, considerando as principais transformações econômicas, demográficas, sociais e políticas que marcam essa região e seus centros urbanos nas últimas décadas.

Biografia do Autor

Iara Soares de França, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Geografia pela UFU. Professora do Departamento de Geociências e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT). Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Maria Ivete Soares de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Geografia pela PUC Minas, Professora do Departamento de Geociências, docente Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO).  Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). 

Bruna Stefanie Macedo Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduanda em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Referências

BRASIL. Presidência da República. Constituição Federal do Brasil de 1988. Capítulo 2. Da Política Urbana (Artigos 182 e 183). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.

BRASIL. Presidência da República. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/LEIS_2001/L10257.htm>.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIDMAN, John R. P. Introdução ao Planejamento Regional, 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1960.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: .

LACERDA, Norma. O Campo do Planejamento Urbano e Regional: Da Multidisciplinaridade à Transdisciplinaridade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, V.15, N.1, Maio, 2013. P.77-93.

LOJKINE, Jean. O Estado Capitalista e a Questão Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

RODRIGUES, Arlete. Moisés. O espaço urbano e as estratégias de planejamento e produção da cidade. In: PEREIRA, É. M. (Org.). Planejamento urbano no Brasil: conceitos, diálogos e práticas. Chapecó: Argos, 2008. p.111-126.

RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente da. Planejamento e suas Inter-relações com a Política e a Gestão Ambiental. IN: Planejamento e Gestão Ambiental: Subsídios de Geoecologia das Paisagens e da Teoria Geossistêmica. Fortaleza: Edições UFC, 2013. Cap.4. P.129-155.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade? 4ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2005.

SANTOS, Milton. Ensaios sobre a Urbanização Latino-americana. São Paulo: Editora Hucitec, 1982.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudara cidade: Uma crítica ao planejamento e à gestão urbanos. 5ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. 15ed. 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008.

VILLAÇA, Flávio. As ilusões do plano diretor. 2005. Disponível em :<https://www.revistas.usp.br/posfau/article/viewFile/43479/47101>. Acesso em: 16 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Como Citar

França, I. S. de, Almeida, M. I. S. de, & Santos, B. S. M. (2018). PLANEJAMENTO URBANO NA REGIÃO NORTE MINEIRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS GESTORES PÚBLICOS. GEOFRONTER, 1(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/2848

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.