SUSTENTABILIDADE PRODUTIVA NA COMUNIDADE DO PLANALTO, NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADA NO ESPAÇO RURAL

Visualizações: 641

Autores

  • Ana Ivania Alves Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros
  • Isabella Nathane Gonçalves Escola Estadual de Ensino Médio do Planalto Rural
  • Jaine Meriele Ribeiro Domingues Escola Estadual de Ensino Médio do Planalto Rural
  • Vivian Mendes Hermano Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

sustentabilidade, produção rural, iniciação científica, alunos do Ensino Médio.

Resumo

Esta pesquisa busca identificar práticas produtivas sustentáveis da comunidade do Planalto Rural, localizada no município de Montes Claros/MG. O objetivo geral é a análise da realidade sócio produtiva e as possíveis práticas sustentáveis da comunidade, observadas pelas estudantes do Ensino Médio local. Fruto do Programa de Bolsa de Iniciação Cientifica para alunos do Ensino Médio (BICEM) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o conjunto de procedimentos metodológicos deste estudo leva em consideração a realidade das bolsistas. A metodologia consiste em: construção teórica, priorizando-se textos paradidáticos; nas coletas de dados, utilização de entrevistas semiestruturadas para identificar o perfil sócio produtivo; realização de pesquisas de campo em quatro propriedades, para reconhecimento e registro fotográfico. Todas as informações e as reflexões foram apresentadas na escola, a fim de compartilhar o conhecimento com os demais alunos. Os resultados indicaram que, dos 30 alunos entrevistados, quatro foram selecionados como possíveis unidades sustentáveis, mas, desse conjunto, apenas um deles foi realmente classificado como tal, fato que indicou que muitos produtores e seus filhos não sabem o significado do termo sustentabilidade. Destaca-se que a iniciação científica no Ensino Médio valoriza a compreensão da realidade sob o ponto de vista de quem nela vive.

Biografia do Autor

Ana Ivania Alves Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros

Isabella Nathane Gonçalves, Escola Estadual de Ensino Médio do Planalto Rural

Estudante da Escola Estadual de Ensino Médio do Planalto Rural

Jaine Meriele Ribeiro Domingues, Escola Estadual de Ensino Médio do Planalto Rural

Estudante da Escola Estadual de Ensino Médio do Planalto Rural 

Vivian Mendes Hermano, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros 

Referências

BORGES, Judite Ângela Vieira;SANTOS, Carlos Eduardo Ribeiro. O desenvolvimento sustentável nas pequenas propriedades agrícolas caracterizadas como agricultura familiar no Brasil. Anais... XII Semana de Economia da UESB. 10 a 13 junho 2013, Itapetinga/BA. Disponível em: http://www.uesb.br/eventos/semana_economia/2013/anais-2013/h02.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.

CHAVES, Maria do P. Socorro Rodrigues; RODRIGUES, Débora Cristina Bandeira Desenvolvimento sustentável: limites e perspectivas no debate contemporâneo.Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 8, n. 13, p. 100-107, set. 2006. Disponível em: http://www.interacoes.ucdb.br/article/view/469/514. Acesso em: 04 out. 2016.

GIANSANTI,Roberto.O desafio do desenvolvimento sustentável.São Paulo:Atual, 1998.

GUIMARÃES, M. Sustentabilidade e educação ambiental. In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. T. (Orgs.). Questão ambiental: diferentes abordagens.2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 481-103.

LIMA, G. F. C. Questão ambiental e Educação: contribuições para o debate. Revista Ambiente e Sociedade, Campinas, a. 2l, n. 5, p. 12-24, 2º sem. 1999.

MAIMOM, D. Responsabilidade ambiental das empresas brasileiras: realidade ou discurso? In: CAVALCANTE, Clóvis (Org.).Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável.São Paulo: Cortez, 2003. p. 399-429.

PIRES, M. O. A trajetória do conceito de desenvolvimento sustentável na transição de paradigmas. In: DUARTE, L. M. G.; BRAGA, M. L. S. (Orgs.).Tristes cerrados, sociedade e biodiversidade. Brasília: Paralelo 15, 1998. p. 63-92.

SANTOS, Christiane Fernandes dos; SIQUEIRA,Elisabete Stradiotto;ARAÚJO, Iriane Teresa de; MAIA, Zildenice Matias Guedes. A Agroecologia como perspectiva de sustentabilidade na agricultura familiar. Ambiente e Sociedade,v. 17, n. 2, p. 33-52, abr./jun. 2014. Disponível em: http://orgprints.org/28545/1/Santos_a%20agroecologia.pdf . Acesso em: 17 jan. 2018.

SANTOS, Christiane Fernandes dos; ARAÚJO, Iriane Teresa de; MAIA, Zildenice Matias Guedes. Agroecologia e sustentabilidade para o espaço rural.Anais...Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade,8 a 21 de setembro de 2012,

UFPA,Belém, Pará. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT7-1376-1195-20120630180622.pdf. Acesso em: 12 dez. 2017.

TOLMASQUIM, M. Economia e meio ambiente: forças e fraquezas. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 2003. p. 105-127.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Como Citar

Fonseca, A. I. A., Gonçalves, I. N., Domingues, J. M. R., & Hermano, V. M. (2018). SUSTENTABILIDADE PRODUTIVA NA COMUNIDADE DO PLANALTO, NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADA NO ESPAÇO RURAL. GEOFRONTER, 1(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/2852