SUSTENTABILIDADE PRODUTIVA NA COMUNIDADE DO PLANALTO, NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADA NO ESPAÇO RURAL
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sustentabilidade, produção rural, iniciação científica, alunos do Ensino Médio.Resumo
Esta pesquisa busca identificar práticas produtivas sustentáveis da comunidade do Planalto Rural, localizada no município de Montes Claros/MG. O objetivo geral é a análise da realidade sócio produtiva e as possíveis práticas sustentáveis da comunidade, observadas pelas estudantes do Ensino Médio local. Fruto do Programa de Bolsa de Iniciação Cientifica para alunos do Ensino Médio (BICEM) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o conjunto de procedimentos metodológicos deste estudo leva em consideração a realidade das bolsistas. A metodologia consiste em: construção teórica, priorizando-se textos paradidáticos; nas coletas de dados, utilização de entrevistas semiestruturadas para identificar o perfil sócio produtivo; realização de pesquisas de campo em quatro propriedades, para reconhecimento e registro fotográfico. Todas as informações e as reflexões foram apresentadas na escola, a fim de compartilhar o conhecimento com os demais alunos. Os resultados indicaram que, dos 30 alunos entrevistados, quatro foram selecionados como possíveis unidades sustentáveis, mas, desse conjunto, apenas um deles foi realmente classificado como tal, fato que indicou que muitos produtores e seus filhos não sabem o significado do termo sustentabilidade. Destaca-se que a iniciação científica no Ensino Médio valoriza a compreensão da realidade sob o ponto de vista de quem nela vive.Referências
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