BREVES APONTAMENTOS SOBRE A EXPANSÃO FÍSICA E A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DO DISTRITO DE GASPAR LOPES – ALFENAS, MINAS GERAIS

Visualizações: 713

Autores

  • Lucas Manoel Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ
  • Valéria Aparecida Silva Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL
  • Érika dos Santos Borges Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Palavras-chave:

Alfenas. Gaspar Lopes. Dinâmica socioeconômica.

Resumo

Este trabalho descreve parte das mudanças estruturais e da dinâmica socioeconômica ocorridas na comunidade rural de Gaspar Lopes a partir da instalação de uma fábrica de vidros no local. O povoado está localizado em Alfenas – município situado no Sul do estado de Minas Gerais, distante 380 quilômetros da capital Belo Horizonte. Para evidenciar o que ocorreu com o advento da fábrica, utilizou-se referências bibliográficas disponíveis em meios eletrônicos, pesquisa semiestruturada quantitativa e qualitativa – aplicada no bairro – e também análises de observação e descrição em campo. Os resultados obtidos evidenciam que no decorrer dos dois primeiros decênios dos anos 2000, a localidade se desenvolveu consideravelmente em termos de aumento da população e estrutura física.

Biografia do Autor

Lucas Manoel, Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ.

Valéria Aparecida Silva, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.

Érika dos Santos Borges, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.

Referências

BALSADI; O. V. Mudanças no Meio Rural e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável. SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(1) 2001.

BARKI.P; PARENTE.J. Oportunidades na baixa renda. GV EXECUTIVO. VOL.4 • Nº1 • FEV./ABR. 2005.

FIORAVANTI. L, M. Da periferia à centralidade: reestruturação do espaço e valorização imobiliária no bairro do Jaguaré, São Paulo. São Paulo: FFLCH, 2013, 137p.

PINTO, G. J. Do sonho à realidade: Córrego Fundo – MG, fragmentação territorial e criação de municípios de pequeno porte. 248f. Dissertação (Mestrado em Geografia). IG-UFU, Uberlândia, 2003.

HALLEY, B. M. Bairro rural/bairro urbano: uma revisão conceitual. GEOUSP –Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 577-593, 2014.

JUNIOR. F.S.C, A revalorização do Patrimônio Histórico de Alfenas, 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Alfenas, 2013.

PINA; J.H.A; O. A. LIMA; V.P. SILVA. Município e Distrito: um estudo teórico. CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v.3, n. 6, p. 125-142, ago. 2008.

QUEIROZ, M. I. P de. O campesinato brasileiro: ensaios sobre civilização e grupos rústicos no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1973.

SILVA, N.D.V.; KASSOUF, A.L. A exclusão social dos jovens no mercado de trabalho brasileiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.2, jul./dez. 2002.

VEIGA, Bernardo Saturnino. Almanach Sul-mineiro para 1874. In: TYPOGRAFHIA DO MONITOR SUL-MINEIRO, Campanha, 1874.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

Manoel, L., Silva, V. A., & Borges, Érika dos S. (2018). BREVES APONTAMENTOS SOBRE A EXPANSÃO FÍSICA E A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DO DISTRITO DE GASPAR LOPES – ALFENAS, MINAS GERAIS. GEOFRONTER, 2(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/2915