A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A POSSIBILIDADE DE INFLUENCIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÃNEA

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Autores

  • Lílian Mara Dela Cruz Universidade Anhanguera – UNIDERP
  • Alda Maria do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação. Linguagem. Sociedade.

Resumo

Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de se repensar a educação escolar no sentido de influenciar no contexto da sociedade. Trata-se de parte de uma pesquisa de Mestrado que abordou o ensino e aprendizagem da língua escrita por meio da produção e reescrita de textos no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. Desenvolvemos nossas reflexões com base em autores que discutem as questões contemporâneas da sociedade influenciando na educação e, consequentemente, as mudanças necessárias no interior da escola, com possibilidade de corresponder às expectativas de elevar a qualidade da educação. Um trabalho pedagógico que demanda o redimensionamento da forma como a escola proporciona o ensino e aprendizagem, apontando a necessidade de apropriação de conhecimento pelos professores.

Biografia do Autor

Lílian Mara Dela Cruz, Universidade Anhanguera – UNIDERP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Docente da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Docente da Secretaria Municipal de Educação, Campo Grande/MS.

Alda Maria do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação, cursos mestrado e doutorado, e do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Dela Cruz, L. M., & Osório, A. M. do N. (2018). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A POSSIBILIDADE DE INFLUENCIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÃNEA. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3030