EDUCAÇÃO INTEGRAL, GESTÃO INTERSETORIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

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Autores

  • Evelyn Fernanda da Silva Braga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lucilene Damacena Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Soraya Cunha Couto Vital Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Intersetorialidade. Educação Integral.

Resumo

Este artigo provém dos estudos para realização da pesquisa "Políticas Educacionais e Formação: Produção, Projetos e Ações de Educação e Psicologia" e tem como principal objetivo propor reflexões acerca da interlocução entre políticas de gestão intersetorial, a proposta de educação integral do Programa Mais Educação e a Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, parte de estudos preliminares a respeito de políticas educacionais brasileiras relacionadas à intersetorialidade. O referencial teórico da Teoria Histórico-cultural direciona a proposição da pesquisa e embasa a análise. Como resultado, destaca-se que as ações relacionadas à intersetorialidade têm sido usadas como estratégia de gestão educativa mais afinada ao desafio de implementar educação integral nos dias de hoje e que compreendê-la é potencializar a participação de pessoas, instituições, associações, grupos comunitários, voluntários e demais setores da sociedade para viabilizar ações escolares e políticas públicas no contexto de uma educação total, entendida como a que promove o desenvolvimento integral do sujeito.

Biografia do Autor

Evelyn Fernanda da Silva Braga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Lucilene Damacena Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Soraya Cunha Couto Vital, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Braga, E. F. da S., Pereira, L. D., & Vital, S. C. C. (2018). EDUCAÇÃO INTEGRAL, GESTÃO INTERSETORIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. GEOFRONTER, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3031