EDUCAÇÃO INTEGRAL, GESTÃO INTERSETORIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
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Políticas Educacionais. Intersetorialidade. Educação Integral.Resumo
Este artigo provém dos estudos para realização da pesquisa "Políticas Educacionais e Formação: Produção, Projetos e Ações de Educação e Psicologia" e tem como principal objetivo propor reflexões acerca da interlocução entre políticas de gestão intersetorial, a proposta de educação integral do Programa Mais Educação e a Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, parte de estudos preliminares a respeito de políticas educacionais brasileiras relacionadas à intersetorialidade. O referencial teórico da Teoria Histórico-cultural direciona a proposição da pesquisa e embasa a análise. Como resultado, destaca-se que as ações relacionadas à intersetorialidade têm sido usadas como estratégia de gestão educativa mais afinada ao desafio de implementar educação integral nos dias de hoje e que compreendê-la é potencializar a participação de pessoas, instituições, associações, grupos comunitários, voluntários e demais setores da sociedade para viabilizar ações escolares e políticas públicas no contexto de uma educação total, entendida como a que promove o desenvolvimento integral do sujeito.
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