CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO PANTANEIRA SUL-MATO-GROSSENSE SOBRE A PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
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Currículo. Saberes Tradicionais. Educação Indígena. IST. Prevenção.Resumo
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (1998) possibilitam aos gestores das escolas que funcionam em áreas indígenas organizarem os eixos fundamentais do currículo, incentivando o desenvolvimento de projetos educacionais de autogestão e comunitários. Entretanto, esse incentivo governamental deixa de assumir as suas atribuições básicas, ou seja, deixa de investir em uma política para a educação escolar indígena que atenda às reais necessidades das etnias brasileiras. Isso significa que além de esses gestores estruturarem os projetos diferenciados e interculturais, é preciso desenvolver uma política de educação continuada que considere os conhecimentos indígenas e não indígenas, isto é, um currículo estruturado do universal para o singular, com a implementação de um projeto pedagógico sistemático e não com programas isolados. Assim, esta comunicação visa apresentar os resultados do referido Programa realizado em conjunto com os Acadêmicos Indígenas da UEMS e da UFMS – dos povos Guató, Kadiwéu, Kinikinau e Terena – do Pantanal Sul-Mato-Grossense, possibilitando reflexões sobre essas ações. Esta proposta incidiu sobre a realização de oficinas, coleta de depoimentos dos acadêmicos e dessas comunidades, produzindo o registro do funcionamento das instituições escolares e dos processos próprios de aprendizagem no que diz respeito à compreensão dessa temática. A pesquisa organizou um banco de dados primários, contendo a descrição das concepções sobre a origem das doenças, bem como a compreensão desses indígenas sobre os saberes científicos em uma inter-relação com os conhecimentos que esses povos construíram sobre essas infecções, evidenciando a complexidade que envolve a abordagem do tema e, sobretudo, os contatos interétnicos vividos por seus pares.
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