PORQUE SE APRISIONA E QUEM SE APRISIONA NA MODERNIDADE LIQUIDA NO BRASIL

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Autores

  • Jota Junior Marques Rosa SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA/GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • Djane da Silva Ferreira GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Palavras-chave:

Perfil geográfico, população carcerária, preso

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o perfil geográfico da população carcerária no Brasil, suas causas e consequências na modernidade liquida. Utilizando da metodologia, através de relatórios, dados oficiais e cotejo de referências bibliográficas, buscou-se tracejar o rosto do indivíduo preso no espaço brasileiro e, porque se apresa no Brasil atualmente. A pesquisa infere que o aspecto da prisão é temporal, sendo ligada a territorialização do modo de produção. Quem se prende (na média) são jovens entre 18 e 24 anos, negro ou negra, tendo baixa educação (ensino fundamental incompleto), solteiro ou solteira, em sua maioria ligada aos delitos de tráfico e roubo/latrocínio. Com base nisto, tem-se que a alternativa principal para resolver é tirar o poderio econômico do narcoterrorismo, bem como investir na educação, já que não se aprisiona para vigiar/punir e sim esconder aquelas pessoas que não consomem, para reproduzir a psicosfera do consumo. Sendo os verdadeiros reclusos, as pessoas que vivem fora de uma penitenciária, reclusas com o medo. Consagra-se que a punição virou uma instituição social na modernidade líquida. 

Biografia do Autor

Jota Junior Marques Rosa, SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA/GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009). É especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade União Cultural Do Estado de São Paulo - UCESP ( Psicopedagogia Institucional). É formado em Pedagogia pela Faculdade União Cultural Do Estado de São Paulo - UCESP. Cursa Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é Analista Administrativo do Governo do Estado de São Paulo.Tem experiência com pesquisa nas áreas da Geografia, História e Etiologia e Epistemologia. Também se interessa por temas como Geoecologia de Paisagem, Água, Poesia, Ensino de Geografia, Educação,Filosofia, Educação Ambiental, Produção do Espaço e Fotografia, Discursos, Epistemologia e Etiologia.

Djane da Silva Ferreira, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010). É Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES. Acadêmica de História do Centro Universitário de Jales - UNIJALES. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Itaquá - FACITA. Atualmente é Professora Substituta do Governo do Estado de São Paulo desde 2014.Tem experiência com pesquisa nas áreas da Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Resíduos Sólidos e Geografia Física .

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Marques Rosa, J. J., & Ferreira, D. da S. (2019). PORQUE SE APRISIONA E QUEM SE APRISIONA NA MODERNIDADE LIQUIDA NO BRASIL. GEOFRONTER, 1(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3352

Edição

Seção

Artigos