A EVOLUÇÃO DA URBANIZAÇÃO NA BACIA DO CÓRREGO LAJEADO EM CAMPO GRANDE-MS

Arlei Teodoro de Queiroz, Pedro Paulo Araújo de Paula e Silva

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista socioambiental, a evolução da ocupação urbana na Bacia do Córrego Lajeado na porção a montante da captação de água para abastecimento urbano de Campo Grande-MS. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um trabalho de campo na área de estudo. Além disso, foram utilizadas imagens de satélite para análise cronológica das mudanças nos usos do solo e na forma de ocupação. A partir dos resultados da pesquisa é possível afirmar que a urbanização pode ser compreendida como uma mudança brusca nas condições ambientais da área, fato que pode contribuir para a contaminação da água na Bacia do Córrego Lajeado, responsável pelo abastecimento de água para parte da cidade de Campo Grande. Diante dos fatos encontrados recomendamos a sensibilização da população, bem como os órgãos responsáveis, quanto a importância da área de estudo para abastecimento de água da cidade.


Palavras-chave


Campo Grande; Córrego Lajeado; urbanização.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁGUAS GUARIROBA. Disponível em: http://www.aguasguariroba.com.br/. Acesso em: 22 jun. 2018.

COSTA, F. M. Análise por métodos hidrológicos e hidroquímicos de fatores condicionantes do potencial hídrico de bacias hidrográficas. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Departamento de Geologia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 jun. 2018.

INPE - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Disponível em: http://www.inpe.br/. Acesso em: 22 nov. 2018.

PINTO, N. L. de S. et al. Hidrologia básica. São Paulo: Edgard Blücher, 1976.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/. Acesso em: 22 jun. 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado – APA do Lajeado. Campo Grande – MS: Prefeitura Municipal de Campo Grande, p. 26. 2009.

QUEIROZ, A. T. Análise e avaliação da demanda e da disponibilidade hídrica nos alto e médio curso do Rio Uberabinha e o abastecimento público em Uberlândia (MG). 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.

TUCCI, C. E. M. Escoamento superficial. In: TUCCI, C. E. M. (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ABRH, 2009. P. 391-441.

TUCCI, C. E. M; COLLISCHONN, W. Drenagem urbana e controle de erosão. In: TUCCI, C. E. M.; MARQUES, D. M. L. M. (Org.). Avaliação e controle da drenagem urbana. Porto alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. p. 119-127.

VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia aplicada. São Pulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 GEOFRONTER

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.