A PRÁTICA DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO: UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS

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Autores

  • Suely Cristina Soares da Gama Universidade Católica Dom Bosco
  • Kleide Ferreira de Jesus Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Educaçã, Educação do Campo, Territórios, Metodologia

Resumo

Com base nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, constantes na resolução CNE/CEB Nº 04/2010, com fundamento no Parecer CNE/CEB Nº 7/2010 e na Deliberação CME/MS Nº 960/2009, a educação também é entendida no âmbito governamental como uma ação estratégica para a emancipação e cidadania de todos os sujeitos que vivem no campo, e podem por meio dela, colaborar com a formação das crianças, jovens e adultos para o desenvolvimento sustentável regional e nacional. De acordo com esse pensamento e, após perceber os diferentes movimentos sociais que se preocupam com a Educação do Campo, em 2003, o Ministério da Educação institui um Grupo Permanente de Trabalho para tratar da questão da educação do campo, cuja missão é reunir os movimentos sociais e as instâncias oficiais com o objetivo de discutir e definir as políticas que efetivamente atendam às necessidades educacionais e sejam um instrumento para o desenvolvimento sustentável do Brasil do campo. Esse estudo objetiva-se averiguar a prática da disciplina da geografia entre os conteúdos, a prática e a metodologia de ensino da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, localizada no distrito de Anhaduizinho de Campo Grande /MS.

Biografia do Autor

Kleide Ferreira de Jesus, Universidade Católica Dom Bosco

área de educação

Referências

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Publicado

2019-10-04

Como Citar

Gama, S. C. S. da, & Jesus, K. F. de. (2019). A PRÁTICA DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NA ESCOLA DO/NO CAMPO: UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS. GEOFRONTER, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3646

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