A IMPORTÂNCIA DO EDUCAR E DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

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Autores

  • Arão Davi Oliveira Universidade Catolica Dom Bosco (UCDB) Universidade Catolica de Brasilia (UCB) Faculdade de Campo Grande (FCG) Centro universitário Anhanguera Campo Grande http://orcid.org/0000-0003-0746-2569
  • Carmelinda Atienza Faculdade Campo Grande FCG
  • Elza Flauzina Barbosa Faculdade Campo Grande FCG
  • Rosileia Dias Galvão

Palavras-chave:

Educação Infantil. Desenvolvimento psicomotor. Brincar.

Resumo

A Educação Infantil é a etapa inicial da Educação Básica, marcada pela adaptação e estímulo ao percurso educacional. Esta pesquisa visa responder como o brincar se conecta ao aprendizado/educação como estímulo ao desenvolvimento psicomotor infantil? Assim, traçamos como objetivo: analisar como o brincar é compreendido e utilizado para a interação, o desenvolvimento e a promoção da psicomotricidade da criança em um Centro de Educação Infantil (CEINF) do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  Como instrumento de coleta de dados utilizamos entrevista semiestruturada junto a três educadoras infantis para identificar como percebem e atuam sobre a evolução psicomotora das crianças que atendem. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem documental, bibliográfica e de campo. Os dados coletados foram analisados tendo por base os pressupostos teóricos de Kishimoto (2017), Huizinga (1980) e Almeida (2009). Os resultados da pesquisa indicam que, na escola observada, o brincar é utilizado pelas professoras de forma constante, sobretudo com atividades de sucata e arte, com a finalidade de fortalecer a afetividade, as competências e a socialização com seus pares junto ao interesse psicomotor. Na escola campo de estudo, o brincar se conecta ao aprendizado/educação como via de comunicação com a criança e atividades que fortalecem a alfabetização do movimento para a colaboração e vivência escolar futura.

Biografia do Autor

Arão Davi Oliveira, Universidade Catolica Dom Bosco (UCDB) Universidade Catolica de Brasilia (UCB) Faculdade de Campo Grande (FCG) Centro universitário Anhanguera Campo Grande

rofessor do curso de Pegogia da Cento Universitário Anhanguera em Campo Grande -MS e da Faculdade Campo Grande (FCG)  em Campo Grande -MS. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Especialista em Orientação, Supervisão e Administração Escolar pela UNIASSELVI;  Mestrado em educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); é  Doutorando em Educação pela UCDB. Possui experiência na docência no curso de licenciatura em Pedagogia com ênfase em Sociologia da Educação, Gestão Educacional, Avaliação da Educação, Didática, Legislação Educacional e TCC; e docente da Pós-graduação Lato Sensu na área da educação com ênfase em Metodologia do Trabalho Científico e TCC; membro do  Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCB/DF; Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil; E-mail: adodavi@gmail.com.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Oliveira, A. D., Atienza, C., Barbosa, E. F., & Galvão, R. D. (2019). A IMPORTÂNCIA DO EDUCAR E DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. GEOFRONTER, 1(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3648

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