REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ÁREA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS

Visualizações: 711

Autores

  • Marluce Silvino Universidade Federal do Ceará
  • Wandson do Nascimento Silva Universidade Federal do Ceará
  • Leopoldo Gondim Neto Universidade Federal do Ceará.
  • José Borzacchiello da Silva Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Geografia. Conceitos. Área Geográfica.

Resumo

A história da Geografia revela que por um certo período seu principal objeto de estudo era identificar e distinguir os espaços em decorrência dos anseios de se conhecer os lugares mais remotos, num momento em que o saber geográfico ainda não era científico. Partindo dessa realidade o texto em tela reflete sobre a utilização do conceito de área a partir de uma exploração dentro da Geografia. A metodologia utilizada foi a análise de textos clássicos da geografia tanto em períodos passados (Hartshorne, 1978) como na contemporaneidade (Haesbaert, 2014) com foco em autores que abordam área em seus estudos. Como resultado pode-se apontar que embora este tenha sido explorado por autores de renome na Geografia como Hettner e Hartshorne que se debruçou a elaborar uma teoria com base na diferenciação de áreas, no contexto atual pouco tem se refletido sobre área enquanto conceito de fato sendo na realidade utilizado como termo em substituição de categorias geográficas como; região, zona e território

Biografia do Autor

Marluce Silvino, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Geografia pela Uiniversidade Federal do Ceará, Mestre e Graduada em Geografia pela Universidade Fedeal do Rio Grande do Norte. 

Atua na área de Geografia Humana e Ensino de Geografia.

Wandson do Nascimento Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Geografia pela Universidade estadual da Paraíba.

Leopoldo Gondim Neto, Universidade Federal do Ceará.

Docente do curso de Gastronomia e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

José Borzacchiello da Silva, Universidade Federal do Ceará.

Professor Emérito do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará e docente na Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro.

Referências

AB’ SABER, Aziz. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 7 ed. São Paulo. Ateliê Editorial, 2003.

BRASIL. Lei n. 12.651 de 25 de Maio de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm Acesso em 30/04/2019.

CONAMA. RESOLUÇÃO Nº 010 de 14 de dezembro de 1988. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=74 Acesso em 01/05/2019.

FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4ª ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2000.

GOMES, P. C. C. O conceito de região e sua discussão. In CASTRO, I. E. GOMES, P. C. C. CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 13ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

GOMES, P. C. C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GUERRA, Antônio José Teixeira. MARÇAL, Mônica dos Santos. Geomorfologia Ambiental. 7 ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2015.

HAESBAERT, R. Por uma constelação geográfica de conceitos. In: Viver no Limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

HARTSHORNE, R. Propósitos e natureza da geografia. São Paulo: Hucitec, 1978.

MORAES, A.C.R. Geografia: Pequena História Crítica. 15ª ed., São Paulo: Hucitec, 1997.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SOUZA, M. J. L. O território: sobre espaço, poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E. GOMES, P. C. C. CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 13ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

VITTE, A. C. GUERRA, TEIXEIRA. A. J. Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 7 ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2014

Downloads

Publicado

2019-12-03

Como Citar

Silvino, M., Silva, W. do N., Neto, L. G., & Silva, J. B. da. (2019). REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ÁREA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS. GEOFRONTER, 4(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3796

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)