A POLÍTICA DOS EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUL-AMERICANO E SUA RELAÇÃO COM O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Visualizações: 666

Autores

  • Bruno Ferreira Campos Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Integração sul-americana, Geopolítica, Indústria do transporte e comunicação, Mato Grosso do Sul.

Resumo

Neste artigo, buscou-se tratar do processo de integração sul-americano a partir da política dos Eixos de Integração e Desenvolvimento/EID’s, que marca as iniciativas para o desenvolvimento econômico desta região desde a última década do século XX. Para melhor alocar esta discussão, foram apontados aspectos da geopolítica mundial, a partir do fim da Guerra Fria (1991); a importância atribuída à indústria do transporte e comunicação com a intensificação dos processos globalizantes; além de destacar a IIRSA – Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul, enquanto fio condutor dos Eixos de Integração de Desenvolvimento/ EID’s a nível continental. Ao final, o estado de Mato Grosso do Sul foi trazido para esta temática/debate, na tentativa de evidenciar como as diversas escalas se cruzam e se complementam em um projeto, em última instância, tão ousado: o de construir uma América Latina una.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira Campos, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011), graduação em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018). Integra o quadro de professores da Rede Municipal de Educação de Dourados - REME. Atualmente é professor colaborador no MBA em Gestão Ambiental Municipal, na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais/FCBA/UFGD. Atua principalmente nos seguintes temas:Relação sociedade e natureza e problemática urbano-ambiental.

Referências

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Geopolítica e política exterior: Estados Unidos, Brasil e América do Sul. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.

CARNEIRO FILHO, Camilo Pereira. Processo de transfronteirização na Bacia do Prata: a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CRUZ, S. C. V. Reestruturação econômica mundial, mudança geopolítica e reformas nos países periféricos. In:______. Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países de periferia. São Paulo: UNESP, 2007. P. 319-481.

CAMACHO, Gabriel Herbas; MOLINA, Silvia. IIRSA y La integración regional. OSAL, Ano VI, n. 17, maio-agosto, 2005.

DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GARDIN, Cleonice. Mato Grosso do Sul: considerações sobre política de transporte e projetos de integração continental. In: Transportes e políticas públicas em Mato Grosso do Sul. / Lisandra Pereira Lamoso, organizadora – vários autores. – Dourados, MS: Editora da UFGD, 196p, 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Cenários e estratégias de longo prazo: MS-2025, caminhos para o desenvolvimento.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

LAMOSO, Lisandra Pereira. A infraestrutura como elemento organizador do território. In: Questões Nacionais e Regionais do Território Brasileiro. SILVEIRA, M. R. (Org.); LAMOSO, L. P. (Org.); MOURAO, P. F. C. (Org.) .1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 36-46.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. "Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA)". Planejamento e Investimentos - Programas e Projetos. Ministério do Planejamento (sd).

QUEIROZ, Paulo R. Cimó. Caminhos da erva mate: a montagem da rede de transportes associada à economia ervateira sul-mato-grossense (1882-1902). In: Segundo Congreso Latinoamericano de Historia Económica, 2010, Ciudad de México. http://www.economia.unam.mx/cladhe/simposiosyponencias.php. Ciudad de México: Asociación Mexicana de Historia Económica, 2010. p. 1-26.

SILVA, Eliane Aparecida Cabral. Políticas Públicas de transporte rodoviário no Mato Grosso do Sul: o FUNDERSUL e as ações executadas na Unidade regional de Dourados / Eliane Aparecida Cabral da Silva – Dourados, MS: UFMS, CPDO, 2004. 192p.

ZIBECHI, Raúl. IIRSA: La integración a La medida de los mercados. Programa de las Américas. Informe especial. Publicado em 13 de junho, 2006.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Campos, B. F. (2019). A POLÍTICA DOS EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUL-AMERICANO E SUA RELAÇÃO COM O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. GEOFRONTER, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3913

Edição

Seção

Artigos