A POLÍTICA DOS EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUL-AMERICANO E SUA RELAÇÃO COM O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Bruno Ferreira Campos

Resumo


Neste artigo, buscou-se tratar do processo de integração sul-americano a partir da política dos Eixos de Integração e Desenvolvimento/EID’s, que marca as iniciativas para o desenvolvimento econômico desta região desde a última década do século XX. Para melhor alocar esta discussão, foram apontados aspectos da geopolítica mundial, a partir do fim da Guerra Fria (1991); a importância atribuída à indústria do transporte e comunicação com a intensificação dos processos globalizantes; além de destacar a IIRSA – Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul, enquanto fio condutor dos Eixos de Integração de Desenvolvimento/ EID’s a nível continental. Ao final, o estado de Mato Grosso do Sul foi trazido para esta temática/debate, na tentativa de evidenciar como as diversas escalas se cruzam e se complementam em um projeto, em última instância, tão ousado: o de construir uma América Latina una.

Palavras-chave


Integração sul-americana; Geopolítica, Indústria do transporte e comunicação, Mato Grosso do Sul.

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Geopolítica e política exterior: Estados Unidos, Brasil e América do Sul. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.

CARNEIRO FILHO, Camilo Pereira. Processo de transfronteirização na Bacia do Prata: a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CRUZ, S. C. V. Reestruturação econômica mundial, mudança geopolítica e reformas nos países periféricos. In:______. Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países de periferia. São Paulo: UNESP, 2007. P. 319-481.

CAMACHO, Gabriel Herbas; MOLINA, Silvia. IIRSA y La integración regional. OSAL, Ano VI, n. 17, maio-agosto, 2005.

DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GARDIN, Cleonice. Mato Grosso do Sul: considerações sobre política de transporte e projetos de integração continental. In: Transportes e políticas públicas em Mato Grosso do Sul. / Lisandra Pereira Lamoso, organizadora – vários autores. – Dourados, MS: Editora da UFGD, 196p, 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Cenários e estratégias de longo prazo: MS-2025, caminhos para o desenvolvimento.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

LAMOSO, Lisandra Pereira. A infraestrutura como elemento organizador do território. In: Questões Nacionais e Regionais do Território Brasileiro. SILVEIRA, M. R. (Org.); LAMOSO, L. P. (Org.); MOURAO, P. F. C. (Org.) .1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 36-46.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. "Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA)". Planejamento e Investimentos - Programas e Projetos. Ministério do Planejamento (sd).

QUEIROZ, Paulo R. Cimó. Caminhos da erva mate: a montagem da rede de transportes associada à economia ervateira sul-mato-grossense (1882-1902). In: Segundo Congreso Latinoamericano de Historia Económica, 2010, Ciudad de México. http://www.economia.unam.mx/cladhe/simposiosyponencias.php. Ciudad de México: Asociación Mexicana de Historia Económica, 2010. p. 1-26.

SILVA, Eliane Aparecida Cabral. Políticas Públicas de transporte rodoviário no Mato Grosso do Sul: o FUNDERSUL e as ações executadas na Unidade regional de Dourados / Eliane Aparecida Cabral da Silva – Dourados, MS: UFMS, CPDO, 2004. 192p.

ZIBECHI, Raúl. IIRSA: La integración a La medida de los mercados. Programa de las Américas. Informe especial. Publicado em 13 de junho, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 GEOFRONTER

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.