O MOVIMENTO HIP HOP NA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO (BRASIL): O GRITO-DENÚNCIA DA JUVENTUDE PERIFÉRICA

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Autores

Palavras-chave:

Movimento Hip Hop, Rap, Desmistificação, Grito-denúncia

Resumo

O Movimento Hip Hop surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, no distrito nova-iorquino do Broxn, marcado pela pobreza econômica e exclusão social, habitado por negros e imigrantes, predominantemente, jamaicanos e latino-americanos. O movimento tem como sua característica mais marcante o grito-denúncia às precárias condições de vida, ao descaso do poder público em ofertar os serviços públicos essenciais ao bem-estar coletivo, racismo, xenofobia e demais preconceitos correlatos e, por isso, inspiraram-se em movimentos e líderes políticos símbolos da luta negra por direitos civis como Malcom-X e Martin Luther King. O Hip Hop é composto por quatro elementos, a saber: break, a dança; grafite; Dj e Mc, os cantores, a junção desses dois últimos formam o RAP, a música do movimento. No contexto brasileiro, o movimento desenvolveu-se primeiramente nas áreas periféricas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em 1990, posteriormente, difundiu-se para as demais regiões brasileiras adquirindo características particulares. O objetivo do artigo consiste em analisar o comportamento dos jovens adeptos ao Hip Hop e suas manifestações culturais, sobretudo, o Rap, para compreender a essência do movimento enquanto contestação social às mazelas sociais. A metodologia pautou-se no método fenomenológico a partir de experiências vivenciadas (e percepções) no ano de 2019 com o grupo da Zona Leste de São Paulo, contato com os integrantes com registros de relatos e retrabalhamento bibliográfico. O Hip Hop deve ser desmistificado enquanto apologia à violência e criminalidade e apreendido enquanto reivindicação dos marginalizados ao direito à cidadania. 

Biografia do Autor

Victória Caroline Vidal, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Bolsista FAPEMIG do Projeto Planejamento Regional e Instrumentos de Gestão Intermunicipal no Norte de Minas Gerais, coordenado pela Dra Iara Soares de França 

Bruna França Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Bolsista CAPES pela Residência pedagógica.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - professor Efetivo. Universidade Federal e Minas Gerais (UFMG) - pesquisador.

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Imagem e Patrimônio e as categorias paisagem e lugar, através do exercício da etnogeografia e iconografia, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental e da Fenomenologia. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor-pesquisador na UNIMONTES, com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de estudos e pesquisa institucionais na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES (Grupo de Pesquisa Memorias do Cerrado) envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG, além de participar em atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e da RP (Residência Pedagógica). Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Participante de atividades do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em parceria com os Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG, UFS e UFG. Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade. Professor da educação básica de ensino nos Colégios: Imaculada Conceição e Foco Pré-vestibular (experiência em atividade docente desde 2010 no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos). Pareceristas das Revistas Científicas: Inter-espaço (UFMA - ISSN: 2446-6549); Cerrados (Unimontes - ISSN: 2448-2692); Panorâmica (UFMT - ISSN: 2238-9210), Mais Dados (UFU - ISSN: 23581301) e membro do corpo editorial da Editora Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Vidal, V. C., Oliveira, B. F., & Alves, R. de C. (2020). O MOVIMENTO HIP HOP NA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO (BRASIL): O GRITO-DENÚNCIA DA JUVENTUDE PERIFÉRICA. GEOFRONTER, 6(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/4397

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