ESPAÇO, LAZER E IDENTIDADE: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS SOCIOESPACIAIS NO BAR LAS CHICAS EM MONTES CLAROS/MG

Visualizações: 719

Autores

Palavras-chave:

Lazer, Identidade, Territorialidade, Espaço urbano

Resumo

O ato de reinventar a cidade parte da mudança de suas funções no contexto particular e coletivo, já que com a segregação as desigualdades encontram materialidade no espaço urbano. Grupos minoritários de jovens profissionais e universitários se insurgem e questionam a forma como o espaço é produzido e apropriado, por quem, para quem, com quem e de que modo. Esse questionamento insurgente não se realiza apenas em manifestações sociopolíticas clássicas, mas na transformação do espaço público em locais de convívio e promoção do bem-estar coletivo. Ocupa-se, apropria-se e estabelecem-se práticas e relações que são objeto de luta e objeto de vivência. O Bar Las Chicas, circunscrito ativamente na cidade de Montes Claros/MG entre 2018 e 2019, é uma amostra desse processo, tornando-se um fenômeno de uso, ocupação e subversão do ordenamento espacial, a partir de dinâmicas identitárias e de lazer. Nesse sentido, objetivou-se analisar as relações de uso, ocupação e experiência do espaço e seu entorno, a partir do Bar Las Chicas, considerando seus significados e configurações socioespaciais. Desenvolveu-se um estudo de caso com aporte de observação participante e entrevistas semi-estruturadas conduzidas a frequentadores do bar. A proposta comercial do estabelecimento tornou-se um fenômeno particular de apropriação e de produção de práticas urbanas, criando uma poética subversiva do espaço

Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Coordenador do do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do UNIFIPMoc.

Bhárbara Andrade Resende Souto, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Especialização MBA em andamento em História da Arte e Cultura Visual pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do UNIFIPMoc.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm. Acesso em: 22 out. 2019.

CASTELLS, M. O poder da identidade. 8 ed. Tradução de Klauss Brandini Gehardt. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FRANÇA, I. S. As novas centralidades de uma cidade média: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 2007. 240 f. Dissertação de Mestrado em Geografia. UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2007.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IBGE. Censo Demográfico de 2010. IBGE: Cidades@, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/montes-claros/panorama. Acesso em: 22 out. 2019.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2008.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SACK, R. D. O significado de territorialidade. In: DIAS, L. C.; FERRARI, M. (Org.). Territorialidades humanas e redes sociais. Florianópolis: Insular, 2011. p. 63-89.

SANTOS, G. S. #Vemprarua: territorialidades de insurgência e ativismos on-line/off-line nas Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. 217. 178f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2017.

SANTOS, G. S.; CUNHA, M. G. C. As Territorialidades Insurgentes do Gigante Desperto: Jornadas de Junho de 2013 no Brasil e suas Dinâmicas Territoriais. Revista do Departamento de Geografia, v. 35, p. 37-48, 24 jul. 2018.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SAQUET, M. A. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (Org.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 73-94.

TOURAINE, A. O sujeito como movimento social. In: ________. Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 247-268.

VERSIANI, I. V. L. et al. Direito ao lazer e políticas urbanas: análise a partir do estatuto da cidade e inserção do plano diretor. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 21, n. 1, p. 79-101, maio/ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Santos, G. S., & Souto, B. A. R. (2020). ESPAÇO, LAZER E IDENTIDADE: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS SOCIOESPACIAIS NO BAR LAS CHICAS EM MONTES CLAROS/MG. GEOFRONTER, 6(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/4790

Edição

Seção

Artigos