GEOGRAFIA E LITERATURA: UM ELO POSSÍVEL POR MEIO DA OBRA “O QUINZE”, DE RAQUEL DE QUEIROZ

Visualizações: 979

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Literatura, Raquel de Queiroz, O Quinze, Seca.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral discutir as possibilidades de utilização de obras literárias no ensino de Geografia. Assim, falaremos inicialmente sobre a trajetória da Geografia enquanto ciência, discorrendo sobre os problemas que a mesma vem enfrentando ao longo dos anos. Posteriormente consideraremos a correlação existente entre Geografia e Literatura, apontando as contribuições que esse segundo campo de estudo pode trazer para as aulas de Geografia. Portanto, de posse dessas discussões iniciais, o objetivo específico é darmos ênfase à obra literária – “O Quinze” de Raquel de Queiroz, pelo viés do regionalismo nordestino, representado pelo fenômeno natural – “SECA”, e como o professor pode se apropriar dessa obra como objeto de estudo geográfico para a sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Rafael Alves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (UERJ)

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Tem como foco de pesquisa as seguintes áreas: O conceito de Lugar e seus símbolos culturais; Geografias Literárias; Biogeografia; Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade e, Ensino a Distância e suas tecnologias. Participa do Grupo de Estudos de Biogeografia e Dinâmicas da Paisagem pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Marcela do Nascimento Padilha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (UERJ)

Professora Adjunta dos cursos de bacharelado em Turismo e de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui Bacharelado (2002), Licenciatura Plena(2003) e Mestrado(2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado em Geografia (2011) pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio de Doutorado na Universitat de Barcelona, Espanha. Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana, Patrimônio Histórico, Educação e Turismo e desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: Espaço Público, Cidadania, Turismo, Território e Educação. Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade nos seguintes períodos: agosto de 2012 a maio de 2013, e agosto de 2014 a maio de 2015.

Referências

AB‘SÁBER, Aziz Nacib. Caatingas: O domínio dos sertões secos. In:___. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 83-100.

ALBUQUERQUE, Júnior, Durval Muniz de. Espaços da sociedade. In:__________. A invenção do nordeste e outrora artes. 3° ed. Recife: fjn. Massagana: São Paulo: Cortez, 2006. p. 65-182.

ANTUNES, W. Lendo e formando leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil: Circuito Campeão. São Paulo, Global, 2005.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CONTI, José Bueno; FURLAN, Sueli Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, JurandyrL.Sanches (org.). Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil – 19ª Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

HELD, J. O Imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica: Trad., 1980.

MARANDOLA JR, Eduardo. Humanismo e arte para uma Geografia do conhecimento. In Anais do Primeiro Congresso de Historia do Pensamento Geográfico. Universidade Federal de Uberlândia, 28 a 30 de Abril de 2008.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. História da Literatura brasileira: prosa e ficção-1870-1920.3.ed. Rio de Janeiro: 1973.

MORERA, Ruy. Ontologia. In: Pensar e ser em Geografia. 2ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2010. p. 131-182.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa. Lisboa, 2002.

PARAÍBA, GOVERNO DO ESTADO DA. Secretaria de Educação e Cultura, Inserção da disciplina no ensino fundamental e seus objetivos. In: Referências Curriculares no Ensino Fundamental. Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Socio-cultural. Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação e Cultura. Gerência Executiva da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo, SEC/Grafset, 2010.

PONTUSCHKA, NidiaNacib; PAGANELLI ,TomokoIyda; CACETE, NúriaAnglei. Textos escritos. In:_________. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 217- 258.

QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 21ª ed. São Paulo. Livraria José Olimpo Editora (Coleção Sagrana, Vol.18) 1977.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. – 4ª Ed. 2ª reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2006 – (coleção Milton Santos:1).

SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o combate à seca e a convivência com o semi-árido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. – Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008.

TEIXEIRA, Ana Lucia. Novas Linguagens no Ensino de Geografia. 10º Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia. Setembro de2009, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT1/tc1%20(46).pdf>. Acesso em 27 de jan. 2020.

WELLEK, René. WARREN, Austin. Teoria da Literatura e metodologia dos estudos literários. Tradução Luís Carlos Borges; revisão da tradução Silvana Vieira; revisão técnica Valter Lellis Siqueira. – São Paulo: Martins Fontes, 2003 – (coleção leitura e critica).

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 8ª ed., 1994.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Freitas, R. A. de, & Padilha, M. do N. (2020). GEOGRAFIA E LITERATURA: UM ELO POSSÍVEL POR MEIO DA OBRA “O QUINZE”, DE RAQUEL DE QUEIROZ. GEOFRONTER, 6(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/4873

Edição

Seção

Artigos