ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS E AUTOCONSTRUÇÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Visualizações: 591DOI:
https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.5010Palavras-chave:
Assentamentos precários, Autoconstrução, Habitação.Resumo
O presente artigo busca analisar os assentamentos precários e a autoconstrução na cidade de Vitória da Conquista. Observa-se que muitas famílias ocupam alguns terrenos na cidade, locais com pouco valor imobiliário, em sua maioria nas franjas da cidade, com vários aspectos de precariedade. Com base em aplicação de questionários, entrevistas, observações diretas e pesquisas bibliográficas os fatos demonstram muitas habitações fruto de autoconstrução e a permanência da precariedade nos assentamentos precários, além do fato das ocupações continuarem a acontecer na cidade, denotando que não ocorreu muitos avanços quantitativos, mesmo com a existência de um Programa Municipal de Habitação de Interesse Social.
Referências
ALMEIDA. Miriam Cléa Coelho Almeida. Produção sócio-espacial e habitação popular nas áreas de assentamentos e ocupações na cidade de Vitória da Conquista – BA. Dissertação de Mestrado: UFBA, 2005.
ALLIANCE/MINISTÉRIO DAS CIDADES (org.). O Estatuto da Cidade comentado. Brasília: Ministério das Cidades, 2010.
BRASIL. Estatuto das Cidades n.10257 de julho de 2001- estabelece diretrizes gerais da Política Urbana.
BRASIL. Ministério das Cidades. Curso a Distância: Planos Locais de Habitação de Interesse Social. Brasília, DF, 2009.
CARLOS, Ana Fani Alessandrini. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.
ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. Ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
GORDILHO, Angela Souza. Regularização fundiária em áreas de ocupação informal: Titulação coletiva e individual. Anais; Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. Organizado; Nelson Saule Junior e Henrique botelho Frota. São Paulo. 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Censos Demográficos do Brasil – Bahia. 1940 a 2010.
LEFEBVRE, Henri. La production de l'espace. Primera edición. Madrid: Éditions Anthropos, 1974.
MORAIS, Maria da Piedade, KRAUSE, Cleandro e NETO, Vicente Correia Lima. IPEA Caracterização e Tipologia de Assentamentos Precários: estudos de caso brasileiros. Brasília, 2016.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. 2 ed. São Paulo. Contexto, 1997.
SANTANA. Mário Rubem Costa. O cotidiano da verticalização de favelas: Uma alternativa habitacional em Salvador. Dissertação de Mestrado: UFBA, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 GEOFRONTER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.