GOOGLE EARTH PRO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DA CARTOGRAFIA

Visualizações: 1378

Autores

Palavras-chave:

geotecnologias, pesquisa científica, monitoria acadêmica.

Resumo

O presente trabalho consiste em apresentar a importância dos projetos de monitoria acadêmica, com ênfase no uso do programa Google Earth Pro (GEP) como ferramenta de apoio nos estudos de cartografia em sala de aula e práticas de campo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia descritiva e de pesquisa-ação; sendo realizada inicialmente por meio da monitoria na disciplina de Cartografia Básica, no curso de Geografia, da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. A monitoria se desenvolveu através de acompanhamento com os alunos da disciplina supracitada, em atividades teóricas e práticas, a fim de conhecer as suas dificuldades, assessorando-os em suas necessidades. No decorrer da pesquisa foi possível perceber que, programas gratuitos, com destaque para o Google Earth Pro, oferecem grande potencial para o ensino da cartografia, podendo ser utilizados para confeccionar mapas de localização, fazer reconhecimento de terreno e traçar rotas com a demarcação dos principais pontos desejados. Assim, o programa quando trabalhado no ensino superior, possibilita aos alunos aprender a confeccionar seus próprios produtos cartográficos, bem como, abre portas para que os discentes obtenham domínio das suas ferramentas e possam utilizá-las como recurso didático no ensino básico, quando professores.

Biografia do Autor

Thaís de Oliveira Guimarães, Universidade de Pernambuco

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco - Linha de pesquisa: Geologia Sedimentar e Ambiental. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Ato Douro (UTAD - Portugal - Ano de 2015 pela CAPES). Mestre em Geociências pela UFPE (2013). Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB (2010). Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável. Trabalha principalmente com Desenvolvimento territorial sustentável, Geodiversidade, Geoconservação (Geoparques e Geoturismo) e divulgação das Geociências nos espaços formais e não formais de ensino por meio da elaboração e aplicação de material geoeducativo alternativo. Recebeu menção honrosa do prêmio de Teses CAPES 2017, pelo reconhecimento da relevância do trabalho nas geociências. Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE/PETROLINA). Atualmente é vice coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UPE/Petrolina. Coordenadora da Rede de Estudos em Geoeducação, Geocomunicação e Sustentabilidade - REGECOS. Email: thais.guimaraes@upe.br http://orcid.org/0000-0002-2907-3209

Referências

ANDRADE, E. G. R; RODRIGUES, I. L. A; NOGUEIRA, L. M. V; SOUZA, D. F. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1690-16988, 2018.

ARRUDA, I. R. P; GUIMARÃES, T. O. O uso do software microdem como ferramenta para o ensino de Geografia Física. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 3, p. 63-79, 2019.

ASSIS, C. A. F; LOPES, C. S. Uso do Google Earth Como Ferramenta de Aprendizagem no Ensino de Geografia. Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6 Cadernos PDE, 2013.

GIORDANI, A. C. C; CASSOL, R; AUDINO, D. F. Inserção do Google Earth no ensino de Geografia. In: 12° Jornada Nacional de Educação/ 2º Congresso Internacional de Educação, 2006, Santa Maria. Educação e sociedade: perpectivas educacionais no século XXI, 2006.

CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no Ciberespaço. In: Novos rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. Orgs. Rosângela Doin de Almeida. Ed. Contexto. 192p. 2018.

DUARTE, P. A. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino-aprendizagem da Geografia: a aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.

GONÇALVES, A. R.; ANDRÉ, I. R. N.; AZEVEDO, T. S.; GAMA, V. Z. Analisando o uso de Imagens do Google Earth e de mapas no ensino de geografia. Revista Electrónica de Recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales - Ar@cne, Barcelona, p. 97, 2007.

HURN, J. GPS: A guide to the next utility. Sunnyvale, CA: Trimble Navigation, 1989.

LUCCI, E. A; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

MARTINELLI, M. Os Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 2013.

MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia. Projeto Múltiplo. São Paulo: Editora Scipione, 2014.

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 9. 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP. p. 16-29. 1994.

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: Reunião brasileira de fertilidade do solo e nutrição de plantas, 21. 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

OLIVEIRA, G. P; BISPO, C. O; NASCIMENTO, D. A.; SILVA, O. G. O Google Earth™ como uma ferramenta de apoio aos estudos preliminares de geomorfologia fluvial: estudo de caso no riacho de Vila Maria, Garanhuns-PE. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-9, 2018.

REGÔ, E. E.; SERAFIM, M. L. A utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth no ensino de geografia: múltiplas possibilidades. II Congresso Nacional da Educação. 2015.

SCALZITTI, A. Cartografia: contribuições à leitura e ao ensino de mapas. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba – São Paulo, 2012.

SILVA, F. G.; CARNEIRO, C. D. R. Geotecnologias como recurso didático no ensino de geografia: experiência com o Google Earth. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, p. 329-342, 2012.

SOUZA, A. A.; SILVA, M. B. O.; MACEDO, J. C. B. A Utilização do Software Google Earth como elemento facilitador de acesso aos recursos naturais e suas implicações na questão da Biopirataria. In: I Congresso Ambiental de Direito e Contemporaneidade: Mídias e Direitos da Sociedade em Rede, 2012, Santa Maria - RS. Anais - I Congresso Ambiental de Direito e Contemporaneidade: Mídias e Direitos da Sociedade em Rede. v. 01. p. 01-12. 2012

VESENTINI, J. W. Geografia crítica: O espaço natural e a ação humana. 15. ed. São Paulo: Ática, 1999.

Downloads

Publicado

2020-09-16

Como Citar

Silva, J. dos S., & Guimarães, T. de O. (2020). GOOGLE EARTH PRO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DA CARTOGRAFIA. GEOFRONTER, 6(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/5141

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)