PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA REGIONAL PARA TURMAS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Visualizações: 641

Autores

  • Eliane da Silva Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Walter Guedes da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Geografia, planejamento, professor.

Resumo

Resumo: O objetivo desta Proposta de Intervenção foi oportunizar momentos de pesquisas e práticas reflexivas para a elaboração do planejamento das aulas de Geografia, visto que foi observado, no desenvolver da pesquisa titulada “A Geografia Regional nas Orientações Curriculares e no Livro Didático na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS” apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a necessidade de contribuir com o fazer pedagógico dos professores no que tange ao planejamento das aulas de Geografia na temática Regional com a elaboração de um acervo digital com sugestões para consultas ao elaborar as aulas, além da realização de uma oficina no formato já desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino contemplando o Componente Curricular de Geografia.

Biografia do Autor

Eliane da Silva Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. E-mail: elianeleticia0108@gmail.com elianebfw0108@hotmail.com

Walter Guedes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Geografia Humana. Professor Associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS. E-mail: guedes@uems.br. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6582804310478655.Orcid

Referências

ANDRADE, E.S. A Geografia Regional nas Orientações Curriculares e no Livro Didático na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. 2020 152f. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Campo Grande -MS. 2020

BRASIL. Ministério da Educação; - Base Nacional Comum Curricular. CNE/CP Resolução nº 2 de 22/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em 18 de agosto de 2019.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/campo-grande/panorama Acesso em 26 de agosto de 2020.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, ago. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 29 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006.

CAMPO GRANDE, MS. Texto da Lei. Plano Diretor De Desenvolvimento Urbano Ambiental De Campo Grande (PDDUA) PLANURB – Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. 2017. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/wp-content/uploads/sites/18/2017/12/ANEXO-4.pdf Acesso em 28 de março de 2020.

CAMPO GRANDE, MS. Orientações Curriculares – Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano Secretaria Municipal de Educação. Superintendência de Políticas Educacionais. Núcleo de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Campo Grande – MS, 2016.

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. 7ª Edição. São Paulo. Editora Ática. 2000.

CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves. Sobre o conceito de região. Revista História Regional. V. 5 n. 2. Publicado em 2007-09-28. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2107/1588 Acesso em 16 de outubro de 2019.

HAESBAERT, Rogério. Região, Diversidade Territorial e Globalização. Revista Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF v. 1, n. 1 (1999). Disponível em: http://periodicos.uff.br/geographia/issue/view/819 Acesso em 06 de novembro de 2019.

PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf Acesso em 15 de fevereiro de 2020.

SANTOS, Juliana de Jesus. Ensino de geografia nos anos iniciais: leitura de mundo através de conceitos e mapas. Poiésis Pedagógica-v.5/6-p.95-112-jan. /2008. Disponível em:

https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10840 Acesso em 17 de agosto de 2019.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Andrade, E. da S., & da Silva, W. G. (2020). PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA REGIONAL PARA TURMAS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. GEOFRONTER, 6(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/5491

Edição

Seção

Notas de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)