ABORDAGEM CONCEITUAL DA NATUREZA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CONTEXTUALIZAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.5873Palavras-chave:
Natureza, Ensino de Geografia, Práticas educativas.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão teórica e analisar a discussão sobre a abordagem da natureza na Geografia escolar. De maneira específica, pretende-se investigar os conteúdos abordados nos livros didáticos de Geografia e verificar as interpretações dos conceitos identificados pelos alunos do Ensino Fundamental II. A elaboração desta pesquisa ocorreu, por meio das seguintes etapas: revisão teórica; definição e análise dos livros didáticos; elaboração e aplicação de questionários em sala de aula; análise dos conceitos; e demonstração e interpretação dos resultados encontrados. Os resultados revelam que a abordagem da natureza é muito discutida no Ensino Fundamental II, abrangendo, principalmente, assuntos referentes aos elementos físico-naturais da paisagem, em articulação com a dimensão social. A estrutura proposta nos livros didáticos de Geografia revela evolução e adequação da forma de abordagem dos conteúdos da natureza, concebida em quatro perspectivas conceituais: recurso, força natural, objeto e sujeito. O estudo permitiu demonstrar que a maioria dos alunos representa a natureza categoricamente, através dos elementos físico-naturais, embora tenha se verificado que os estudantes compreendem que a sociedade e/ou as intervenções sociais fazem parte da natureza, no âmbito das transformações. Conclui-se que a discussão sobre natureza contribui para a compreensão de um dos pressupostos fundantes da Geografia: a relação sociedade e natureza.
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