EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO XXI
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.6127Palavras-chave:
Aprendizagem. Metodologias Ativas. Ciências Humanas.Resumo
O presente texto, pertinente à área de Ciências Humanas, busca apresentar os resultados da aplicação prática de diversas metodologias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), em uma Escola Integral de Tempo Integral, tendo como base o ano de 2018. Atuando em área de conhecimento de maneira conjunta, os componentes curriculares de Filosofia, Geografia, História e Sociologia estabeleceram uma vertente pautada na centralidade no/do estudante que, usando a pesquisa para construir seu trajeto à busca pelo conhecimento, teve a contribuição dos professores enquanto orientadores/mediadores de seus percursos, desenvolvendo a aprendizagem em diversas nuances – teórico-conceitual, didático-pedagógica, científica e atitudinal. Nesse sentido, o planejamento (início), a execução (meio-fim) e a avaliação (análise final) realizadas em conjunto nortearam todo o trabalho ao longo de 2018, utilizando-se para tal metodologias ativas diversificadas e processos avaliativos inclusivos, em que as competências e habilidades eram plurais, promovendo assim uma educação integrada, holística e que se enquadra como característica ao século XXI. Para a construção desse trabalho, utilizou-se os preceitos da metodologia qualitativa característica às ciências humanas com um viés em que o pesquisador foi observador-participante de todo o trajeto, denotando expressões da realidade vivida, sentida e experienciada que analisa as consequências da teoria na consolidação prática que ocorreu ao longo do processo de aprendizagem em 2018. Ao final do ano, conclui-se que os pontos positivos elencados ultrapassaram significativamente o planejado, expressando que esta forma de atuar (em conjunto) pode ser um dos caminhos a se seguir na educação básica brasileira.
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