PORTOS E ZONAS PORTUÁRIAS URBANAS NO BRASIL: DA POPULAÇÃO TRADICIONAL AOS PROCESSOS DE REVITALIZAÇÃO E GENTRIFICAÇÃO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6903

Palavras-chave:

Portos; Revitalização; Zonas Portuárias; Gentrificação.

Resumo

O espaço urbano se configura como fragmentado, separado por diferentes usos, possuindo um núcleo central e zonas periféricas. Não é estático, imutável, pois é alterado a cada momento histórico. Em locais onde os portos foram a razão de ser da cidade, não sendo raro no caso brasileiro, essa mutabilidade, engendrada por processos econômicos em escala nacional e internacional, foi responsável pelo abandono e pela consequente degradação de zonas portuárias históricas, possuidora de uma população tradicional caracteristicamente carente. A dinâmica urbana, antes apegada ao porto, numa relação simbiótica, pós 1950, se volta para outras atividades, criando zonas de subuso nas referidas áreas. Desta maneira, este artigo objetiva o entendimento do processo de formação das zonas portuárias brasileiras, do trabalho portuário e de seu processo de reestruturação, que ocasionou perda de relevância e posterior gentrificação. Utilizou-se o método histórico-geográfico, onde se observou a constituição histórica de determinado espaço para a realização de avaliações quanto as formas e funções do presente. Tal reconstituição foi feita através de pesquisa bibliográfica e documental, além de observações in loco. Como resultado, foi possível realizar um diagnóstico da maneira como o processo de gentrificação de áreas portuárias ocorreu e vem ocorrendo no Brasil. Ficou constatado que a privilegiada localização de antigas áreas portuárias em cidades como Belém e Rio de Janeiro despertou o interesse de agentes do capital imobiliário, que, utilizando de sua influência sobre o aparato estatal, promoveram reformas urbanas seletivas e segregantes.

Biografia do Autor

Edson de Morais Machado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina
Membro pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Departamento de Geociências
Doutor em Geografia Humana pela área de concentração Desenvolvimento Regional e Urbano (DRU) do Programa de pós-graduação em Geografia da UFSC

Fernando Soares de Jesus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR/UFSC). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGGEO/UFSC).

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

Machado, E. de M., & Soares de Jesus, F. (2022). PORTOS E ZONAS PORTUÁRIAS URBANAS NO BRASIL: DA POPULAÇÃO TRADICIONAL AOS PROCESSOS DE REVITALIZAÇÃO E GENTRIFICAÇÃO. GEOFRONTER, 8. https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6903

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Artigos