CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Visualizações: 720

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6970

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Alfabetização Cartográfica; Currículo; Educação Básica.

Resumo

A Cartografia Escolar é fundamental no Ensino de Geografia, uma vez que possibilita desenvolver nos estudantes a capacidade de leitura dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico, contribuindo, dessa forma, com uma formação crítica e propositiva dos sujeitos. A partir desse breve recorte, o artigo objetiva analisar como os documentos oficiais que regem a educação no Brasil apresentam a Cartografia Escolar no Ensino da Geografia, sobremaneira nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Aponta, da mesma forma, a problemática da formação dos professores de Geografia em consonância com a Cartografia Escolar, defendendo melhor articulação entre a Cartografia e os demais conteúdos e abordagens da ciência geográfica na escola.

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Apresentação. In: ______. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2014.

ALMEIDA, Rosângela; Passini, Elza Yasuko. Espaço Geográfico: ensino e representação. 16. ed. Editora Contexto, 2009.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2011. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 25 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200005

_____________. Cartografia Escolar e o Pensamento Espacial Fortalecendo o Conhecimento Geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 207–232, 2017. DOI: 10.46789/edugeo.v7i13.494. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/494. Acesso em: 17 ago. de 2021. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.494

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino: Geografia escolar e procedimentos de ensino numa perspectiva sócio construtiva. Goiânia, Alternativa, 2008. p.71-100.

DE ARAÚJO, Joseane Gomes.; ZACHARIAS, Andrea Aparecida. Educação Geográfica e Linguagem Cartográfica: novos desafios frente às novas propostas curriculares brasileiras? Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. p. 4162-4175, 2019.

GIROTTO, Eduardo Donizeti – Dos PCNS A BNCC: O ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Rio de Janeiro. Geo UERJ. n. 30, 2017. p. 419-439.

GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG. v. 25. 2018. p. 1036 - 1055. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456/24953 Acesso em: 1º jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11

NASCIMENTO, Ederson.; LUDWIG, Aline Beatriz. A educação cartográfica no ensino-aprendizagem de Geografia: reflexões e experiências. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 29-42, 2015.

OLIVEIRA, Cêurio de. Curso de cartografia moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica. In: Passini, Elza Yasuko.; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra Terezinha. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

SAMPAIO, A. DE A. M.; SAMPAIO, A. C. F. Cartografia na Educação Básica: Reflexões sobre a Prática do Professor de Geografia. Revista Brasileira de Cartografia, v. 72, n. 4, p. 727-744, 14 nov. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/54349 Acesso em: 21 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv72n4-54349

SANTOS, Clézio. Cartografia temática no Ensino Fundamental e Médio: do tema à representação gráfica. IV Colóquio de Cartografia para escolares e I Fórum Latino Americano. Boletim de Geografia. Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Geografia. Ano 18, n. 2. Maringá/ PR, 2018.

SANTOS, Cassyo; BARROS, Radamés; DA SILVA, Wanderson. Cartografia Escolar: da formação à prática docente. InterEspaço, Grajaú/MA v. 4, n. 14 p. 240-259, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p240-259

SILVA, Josiane Jordão.; SILVA, Danielle Rocha Angelim da. A linguagem da cartografia no ensino da geografia. 2019. Monografia (Graduação em Geografia) – Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2019. Disponível em: http://saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/1562/1/TCC%20DANIELLE.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.

SIMIELLI, Maria Elena R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, Ana F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

SOUSA, Sandra Maria. A cartografia na formação do professor de geografia. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/12290#preview-link0 Acesso em: 21 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Cepolini Ferreira, G. H., Almeida, D. L. ., Soares, E. A. ., & Oliveira, B. F. (2022). CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. GEOFRONTER, 8. https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6970

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)