EDUCAÇÃO NA ZONA DE FRONTEIRA: UMA ABORDAGEM SOBRE A INTEGRAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA A PARTIR DO ENSINO BILÍNGUE
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6984Palavras-chave:
Fronteira, cidades-gêmeas, políticas linguísticas, escolas de fronteiraResumo
Este trabalho busca abordar a questão educacional nas escolas das cidades-gêmeas de Mato Grosso do Sul, na perspectiva da integração e da cooperação transnacional, por meio do ensino intercultural bilíngue. A zona de fronteira sul-mato-grossense compartilhada com Bolívia e Paraguai possui diversas cidades-gêmeas nas quais são identificadas dinâmicas territoriais específicas, facilitadas pela conurbação e pelo caráter de interpenetração mútua inerente à zona de fronteira. Nessa perspectiva, a partir do embasamento teórico acerca das fronteiras e a partir da contextualização das cidades-gêmeas, este trabalho objetiva refletir sobre a planificação de políticas educacionais de caráter bilíngue para as escolas da zona de fronteira de Mato Grosso do Sul, ao mostrar as possiblidades de integração por meio do bilinguismo. Em consonância com esta proposta, busca-se exemplificar a partir do Programa Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (PEIBF), a importância da formulação políticas educacionais para a fronteira, levando em consideração a realidade cultural e linguísticas dos habitantes da fronteira sul-mato-grossense. Por fim, tendo em vista as semelhanças e alteridade proporcionada por habitar numa região de fronteira internacional, busca-se justificar a importância de formulação de políticas educacionais bilíngues para promover maior integração e possibilitar a cooperação nas cidades-gêmeas da zona de fronteira do Mato Grosso do Sul.
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