A DINÂMICA ECONÔMICA DA CAMNPAL NA PEQUENA CIDADE DE NOVA PALMA-RS

Autores

Palavras-chave:

Dinâmica econômica, CAMNPAL, Pequena cidade

Resumo

O cooperativismo é extremamente relevante para o desenvolvimento de muitos setores econômicos e para o campo e a cidade. Uma cooperativa é capaz de fortalecer o desenvolvimento local. Neste sentido, a CAMNPAL foi criada, na década de 1960, na região central do Rio Grande do Sul para atender a necessidade dos agricultores locais, especialmente de comércio, armazenamento e industrialização dos gêneros agrícolas, produzidos pela agricultura familiar, de policultura. Em função da cooperativa o espaço regional e local foi alterado. A pequena cidade de Nova Palma adquiriu formas, funções e papéis importantes relacionados ao cooperativismo agrícola. Dessa forma, este artigo intenciona discutir a respeito da dinâmica econômica da CAMNPAL, especialmente no âmbito urbano. Para tal, serão utilizadas observações empíricas e a revisão de literatura para ambicionar os resultados do estudo. Esperando assim contribuir com os estudos de geografia urbana e econômica. Por fim, é notório que a CAMNPAL exerce uma força econômica muito expressiva na pequena cidade de Nova Palma, no campo e no espaço regional. 

Referências

ABREU, B. S. et al. Cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento regional - o exemplo da COAPECAL. Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. 25, n. 3, set/dez. 2008.

BIALOSKORSKI NETO, S. Um ensaio sobre desempenho econômico e participação em cooperativas agropecuárias. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 45, n. 1, p. 119-138, 2007.

BRANCO, A. R.; LOPES, C. T. Prática cooperativa: o caso da Camnpal. Geografia ensino & pesquisa, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 75-97, jan./dez. 1996.

BÜTTENBENDER, P. L.; et. al. Ativos e aportes do cooperativismo ao desenvolvimento regional: um olhar regional, do local para o global. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas. v. 7, n.13, 2020.

DA SILVA.; A. C. C. L., DA COSTA.; A. P. F. O cooperativismo como vantagem competitiva: uma análise entre as sociedades cooperativas e os bancos comerciais. Revista Multidisciplinar de humanidades, Mosaico. Vassouras, v. 1, n. 2, 2010.

JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA. Camnpal aposta também na industrialização. 2020. Disponível em: https://diariosm.com.br/regi%C3%A3o/camnpal-aposta-tamb%C3%A9m-na-industrializa%C3%A7%C3%A3o-1.2284427.

MANFIO, V. O papel da CAMNPAL na (Re)estruturação do espaço urbano de Nova Palma- RS. 2011. 128f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

MANFIO, V. Globalização e a Dinâmica Econômica: A Rede Empresarial Formada Pela Camnpal. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36, n. II, 2014, pp. 537-544.

MANFIO, V. A produção do espaço da pequena cidade de Nova Palma, RS, Brasil. Revista Equador, Teresina-PI, v. 8, Nº 3, p.199 - 213, 2019.

MANFIO, V. As pequenas cidades em tempos de pandemia: uma reflexão sobre o espaço urbano da Quarta Colônia, RS, Brasil. Élisée - Revista de Geografia da UEG, v. 10, p. 1-19, 2021.

NEVES, M. C. R.; CASTRO, L. S. de; FREITAS, C. O. de. O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial. Revista Economia e Sociologia Rural, v. 57, n.4, Oct-Dec 2019.

RIOS, G. S. L. O que é cooperativismo?. São Paulo: Brasiliense, 2017.

ROVANI, B. P. et. al. Desenvolvimento Socioeconômico e Cooperativismo de Crédito no Município de Concórdia-SC. Desenvolvimento em questão. Ijuí, ano 18, n. 52, jul./set. 2020.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

_________. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

TREBIEN, R. C.; VALENTE, V. A organização socioeconômica e espacial da cidade de Nova Palma - RS. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2004.

XAVIER, M. Regiões do agronegócio e urbanização: implicações do uso do território pelas cooperativas agroindustriais no oeste paranaense. Confins, n.33, 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Manfio, V., & Cardoso, E. S. (2022). A DINÂMICA ECONÔMICA DA CAMNPAL NA PEQUENA CIDADE DE NOVA PALMA-RS . GEOFRONTER, 8. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/7195

Edição

Seção

Artigos