OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS: SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO E SABER AMBIENTAL

Visualizações: 536

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7592

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Diálogo de Saberes, Socioambiental, Práticas Educativas

Resumo

Na contemporaneidade, é percebido que a natureza tem sido um tema discutido por diferentes campos do conhecimento a partir de uma urgência de reposicionamento do pensar sobre a relação sociedade e natureza. De fato, tem-se estabelecido uma crise que para além de ecológica, trata-se de uma crise ética da humanidade e assim são suscitados problemas socioambientais. Portanto, este trabalho pretende discutir a relação entre sustentabilidade, educação ambiental e saber ambiental, diante do diálogo dos saberes. Como pesquisa qualitativa o trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica de trabalhos teóricos nas discussões. Conclui-se que os conceitos inerentes ao Sistema Agroflorestal contribuem para a execução de práticas educativas capazes de construir sujeitos comprometidos com novos padrões nas relações entre sociedade e o meio ambiente.

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.

AMADOR, D. B. Educação agroflorestal e a perspectiva pedagógica dos mutirões agroflorestais. In: CANUTO, J.C. Sistemas Agroflorestais: experiências e reflexões. Brasília: Embrapa, 2017. p.37-54

ARCO-VERDE, M. F. Sustentabilidade Biofísica e Socioeconômica de Sistemas Agroflorestais na Amazônia Brasileira. 188 p. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2008.

AZEVEDO, G. C. Uso de jornais e revistas na perspectiva da representação social em sala de aula. In: Reigota, M. ( org.). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008, p. 67-82,

BENE, J. G.; BEALL, H. W.; CÔTÉ, A. Trees, food, and people: land management in the tropics. International Development Research Centre. IDRC, Canadá, 1977.

BOMFIM, V. L. As relações entre a educação ambiental e o neoliberalismo: gestão capitalista, educação e meio ambiente um diálogo possível? In: Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (SIPPEDES),I., 2014, Franca. Anais Eletrônicos...Franca: Unesp, 2014.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 13 dez. 2022.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 13 dez. 2022.

_______. Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Ministério do Meio Ambiente. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 28 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm . Acesso em: 13 dez. 2022.

______. Senado Federal. Rio+20: em busca de um mundo sustentável. Revista em Discussão! Brasília/DF: Secretaria Jornal do Senado, ano 3, nº 11, p.16, jun. 2012a. Disponível em:< https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242483 > Acesso em: 9 jan. 2023.

CALGARO, C.; HERMANY, R. O direito à sustentabilidade local em Ignacy Sachs: uma abordagem a partir do planejamento estratégico no âmbito das smart rural communities. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 18, n. 41, p. 37-68, maio/ago. 2021. Disponível em: http://www.domhelder. edu.br/revista/index.php/veredas/article/view/2059. Acesso em: 9 jan. 2023.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.1, n.1, p.16-37, jan./mar. 2000

______. Alguns conceitos e princípios. Brasília : MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum (Relatório Brundtland). 2ª edição, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991

DORNELES, A. B; SILVA, T. R. A agrofloresta como ferramenta pedagógica: Uma análise de duas experiências de Educação Ambiental em escolas públicas do Distrito Federal. In: REDIN, E (org.). Agroecologia em Foco. Belo Horizonte - MG: Poisson, 2020. p. 14-17. DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-5866-035-4.CAP.02

D’AMBROSIO, U. A. Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Revista Terceiro Incluído, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14393

FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

FERDINAND, M. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

FERNANDEZ, B. P. M. Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Economia Ecológica: Em que sentido representam alternativas ao paradigma de desenvolvimento tradicional? Desenvolvimento e Meio Ambiente. Paraná, n. 23, p. 109-120, jan/jun de 2011. DOI: https://doi.org/10.5380/dma.v23i0.19246

FIOROTTI, J. L. et al. Horta: a importância no desenvolvimento escolar. Anais... XIV Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica. Universidade Vale do Paraíba, 2011.

FUNES, E. A; RIOS, K. S. Historia ambiental: alguns desafios conceituais e políticos. In: KAMITA, I.R; ARAKAKI, S.; ZIMMERMANN, T. R. (org.). História Ambiental: Configurações do Humano e Tessituras Teórico-Metodológicas. Vitória: Milfontes, 2020, p. 11- 35

GÖTSCH, E. Homem e natureza: cultura na agricultura. Recife: Centro Sabiá, 1995.

HARAWAY, D. O manifesto das espécies companheiras. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

___________. Quando as espécies se encontram. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

HOFFMANN, M. R. M. Sistemas Agroflorestais para Agricultura Familiar: Análise Econômica. Brasília: Universidade de Brasília, UNB. (Dissertação de Mestrado). 133 p, 2013.

HOFFMESTER, S. G. S et al. Sistema agroflorestal biodiverso: restauração ecológica e educação ambiental. Revista GeoPantanal, v. 14, n. 26, p. 33-47, 2019.

KEUCHEYAN, R. Nature is a Battlefield: Towards a Political Ecology. Cambridge: Polity Press, 2016.

KOPENAWA D; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanonami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental. In: Reigota, M. (org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. 3.ed. Petrópolis: DP et Alii, p. 111-129, 2008.

LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

_____. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e desenvolvimento rural Sustentável, v. 3, n. 1, p. 36-51, 2002. Disponível em: http://taquari.emater.tche.br/docs/ Tipo de trabalho: Trabalho completo 9 agroeco/revista/ano3_n1/revista_agroecologia_ano3_num1_parte08_artigo.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

______. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: Reigota, M. (org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. 3.ed. Petrópolis: DP et Alii, p. 97-112, 2008.

______. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LIMULJA, H. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami. São Paulo: Ubu Editora, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.197980

LOUREIRO, C. F; LAYRARGUES, P. P; CASTRO, R. S. (orgs.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo, Cortez, 2011.

MARTÍNEZ A. J. O Ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. 2a Edição, Editora Contexto, 2018.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo, SP: n-1 edições, 2018.

MICCOLIS, A. et al. Restauração ecológica com sistemas agroflorestais. Como conciliar conservação com produção-opções para cerrado e caatinga. Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal. Brasília: ICRAF, 2016.

MORAES, K. G. O princípio do desenvolvimento sustentável na política nacional de resíduos sólidos. Princípios do Direito Ambiental [recurso eletrônico]: atualidades. Caxias do Sul: Educs, 2012.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

NAIR, P. K. R. An Introdution to Agroforestry. 1 Ed. The Netherlands, Kluwer, 1993.

NASCIMENTO, J. S.; DANTAS, V. M. C. S. Educação Ambiental e atividade extensionista: a ludicidade como prática pedagógica. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, v.6, n.2, p.65- 74, 2020.

NAVOLAR, T. S.; RIGON, S. A.; PHILIPPI, J. M. S. Diálogo entre agroecologia e promoção da saúde. Rev. Brasileira de Promoção à Saúde. Fortaleza, v. 23, n. 1, p. 69-79, 2010. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=408169744011. Acesso em: 28 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2010.p69

NEVES, C. E; SODRÉ, M. T. Teoria da Complexidade e a Geografia Física. In: SPOSITO, E. S; CLAUDINO, G. S. Teorias na Geografia II: Manifestações da Natureza. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2022.

NUNES, M. M.; LEHN, C. R. Educação Ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso em distintas realidades escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.6, p.498–511 DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13415

OLIVEIRA, D. F.; MONTEIRO, L. D. V. G. Ecodesenvolvimento: uma abordagem sob o contributo de Ignacy Sachs. Revista de direito, economia e desenvolvimento sustentável. Minas Gerais, v. 1, n. 2, p. 29-48, 2015. DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0057/2015.v1i1.939

ORTEGA, M. A. A; ÁNGEL, M. La construcción del campo de la educación ambiental: análisis biografías y futuros posibles. 1 ed. Guadalajara, Jalisco: Editorial Universitaria, 2013.

PÁDUA, S. M. Conceitos para se fazer educação ambiental. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 1997.

PENEIREIRO, F. M. Sistemas Agroflorestais Dirigidos pela Sucessão Natural: um Estudo de Caso. Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Dissertação de Mestrado). 138 p., 1999.

PICCOLI, A. S. et al. A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 797-808, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015213.26852015

QUARANTA, M. Educação ambiental e fenomenologia: meio ambiente percebido por adolescentes em excursões. 1ed. Curitiba: Appris,2021.

RAMOS, A. M; SOJFER, L. M. F. TELEGINSKI, M. Sistema agroflorestal: uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da Aldeia Guarani Ygua Porã no município de Biguaçu-Sc. In: OLIVEIRA, J. R. Extensão rural em foco[recurso eletrônico]: apoio à agricultura familiar, empreendedorismo e inovação. Guarujá: Editora Científica, 2020 p. 217-223. DOI: https://doi.org/10.37885/200600488

RODRIGUES, J. C. R; NASCIMENTO, R. Saber ambiental, complexidade e educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 5, p. 152-165, 2017. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2363

ROSSINI, C. M. et al. Práticas de agroecologia: semeando sustentabilidade, saúde e bem viver. In: Congresso Internacional em Saúde, 2021.

SALES, R. E. S; COSTA, J. F. R. Os sistemas agroflorestais como método para a aplicação da educação ambiental: um estudo de caso em comunidades rurais em Irituia/Pará. In: Sales, R.E.S; SALES, R.S. (org). Educação ambiental e cidadania: pesquisa e práticas contemporâneas [livro eletrônico] Guarujá: Científica Digital, 2021, p. 234- 245. DOI: https://doi.org/10.37885/210404390

SILVA, L. Para entender alguns conceitos: Quais são as dimensões do desenvolvimento sustentável? Programa Institucional UFMA Sustentável. Universidade Federal do Maranhão - Cidade Universitária Dom Delgado, 2018. Disponível em:<https://portais.ufma.br/PortalUnidade/ufmasustentavel/paginas/noticias/noticia.jsf?id=52526 >. Acesso em: 15jan. 2023.

SINGH, E. J. G. et al. Implantação de um sistema agroflorestal em uma escola de Ensino Médio: uma análise sobre políticas públicas curriculares e suas implicações no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2022.

SPOSITO, E. S; CLAUDINO, G. S. Teorias na Geografia II: Manifestações da Natureza. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2022.

STEENBOCK, W; VEZZANI, F. M. Agrofloresta: aprendendo a produzir com a natureza. Curitiba: Edição de Fabiane Machado Vezzani, 2013.

TSING, A. L. O cogumelo no fim do mundo: sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo: N-1 edições, 2022.

VEIGA, J. E. Desenvolvimento Sustentável: O Desafio do Século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Garamond Universitária, 2008.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Soares Brasil, T. do S., da Silva Andrade , M. H., Campelo Junior , M. V., Rodrigues Siqueira , J. F., & dos Santos Claudino, G. (2023). OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS: SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO E SABER AMBIENTAL . GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7592

Edição

Seção

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental