EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MULHERES: UM DIÁLOGO DECOLONIAL NECESSÁRIO E POSSÍVEL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7614

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ambiente, Decolonialidade, Feminismos

Resumo

A crise ambiental que se configura no cenário atual nos alerta sobre diversos problemas socioambientais que atingem de forma intensa vários grupos da sociedade prejudicados direta ou indiretamento com a degradação do meio ambiente. Neste trabalho  buscamos  problematizar  narrativas construídas ao longo do tempo, em torno da mulher e da  sua relação com o ambiente, mais especificamente, com uma educação ambiental que considera a especificidade desse grupo e seu papel histórico . Nessa perspectiva, apresentamos algumas reflexões gerais sobre  os  temas e o diálogo entre autores e autoras que abordam as temáticas  mulher, decolonialidade e educação ambiental, visando reflexões presentes nesta tríade que consideramos fundamental para o alcance de  uma sociedade sustentável, justa e igualitária. O caminho percorrido no artigo inicia-se com as discussões acerca da educação ambiental e possíveis abordagens com os outros temas proposto, em seguida, são apresentadas reflexões sobre a história das mulheres, entendendo que as mesmas  tem um papel importante na  ponderação  de ações e  caminhos para diferentes grupos sociais que  visam  uma sociedade sustentável. Por fim, a abordagem gira em torno da decolonialidade a partir das matrinarrativas. E para finalizar as reflexões,  ponderamos como os  três temas podem contribuir  para a sustentabilidade socioambiental de premissa inclusiva.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Nascimento da Silva, L., Vilas Boas Marques Bueno e Lopes, N., & Rosana de Castro Wiziack, S. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MULHERES: UM DIÁLOGO DECOLONIAL NECESSÁRIO E POSSÍVEL. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7614

Edição

Seção

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental