PROJETO EDUCASOLOS: O MACROPEDOLITO COMO FORMA DIDÁTICA DE SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE SOLOS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7617

Palavras-chave:

Macropedolito, Ensino, Solos, Educação Ambiental, Material Didático

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância do uso do macropedolito e demais materiais didáticos lúdicos pedagógicos elaborados a partir dos solos encontrados no município de Ituiutaba/MG, com o intuito de sensibilizar o público alvo, além de contribuir de forma direta na mudança de concepção e atitude dos educandos, promovendo experiências que possam cooperar na construção de um conhecimento pedológico. Para isso, os procedimentos metodológicos utilizados foram: a) Pesquisa e revisão bibliográfica sobre o tema em análise; b) Trabalhos de campo para reconhecimento e coleta de amostras de solos; c) Elaboração de instrumentos didáticos para tornar as palestras mais lúdicas e interativas. O uso dos macropedolitos nas visitas ao laboratório de ensino da universidade despertou a curiosidade dos educandos e educadores que pouco conheciam as características dos solos do município de Ituiutaba. Assim, foi possível trabalhar aspectos teóricos e metodológicos sobre os solos e aproximar este conhecimento por meio da experimentação, no qual educandos puderam participar das palestras dialogadas, fazer reflexões sobre a forma como a sociedade tem se relacionado com a natureza, que neste caso foi representada pelos solos. Os educandos puderam observar as diferenças entre os perfis do Latossolo, Gleissolo e Nitossolo, realizaram texturagem das amostras, observaram cores entre outros. Assim, espera-se que o projeto EducaSolos possa levar mais educandos para o laboratório de ensino, para ter um momento de experimentação e possa contribuir para a popularização do conhecimento sobre os solos do município de Ituiutaba/MG.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Correia Pedro Miyazaki, L., Dias Alves, T., & Costa Paranaíba, L. (2023). PROJETO EDUCASOLOS: O MACROPEDOLITO COMO FORMA DIDÁTICA DE SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE SOLOS. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7617

Edição

Seção

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental