PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7620Palavras-chave:
Política Educacional, Formação Continuada, AlfabetizaçãoResumo
A formação dos professores alfabetizadores constitui-se elemento central na melhoria da qualidade da educação básica. O objetivo desse artigo é contextualizar o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como Política de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores. Enquanto procedimento metodológico, foram realizadas pesquisas em revistas especializadas, documentos governamentais e investigações realizadas em órgãos públicos. O referencial teórico do estudo está ancorado nos estudos educacionais que analisam as políticas públicas de formação continuada e o processo de alfabetização. Como política de formação continuada, o PNAIC possibilitou uma nova compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento como componentes do aprendizado, mas não considerou o professor como sujeito atuante no seu processo formativo.
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