PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.7746Palavras-chave:
Meio ambiente, Percepção ambiental, Mapas mentaisResumo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância da construção de um pensamento crítico sobre a educação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da percepção dos professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Campo Grande – MS sobre meio ambiente. A abordagem da Educação Ambiental Crítica possibilita associar questões socioeconômicas e ambientais discutindo aspectos que afetam as relações estabelecidas entre o ser humano e o seu meio. Elaboramos um estudo bibliográfico e o aporte teórico metodológico baseou-se na perspectiva de meio ambiente de autores como Leff (2009, 2012), Reigota (2007) e Freire (1979). Realizou-se ainda a apreciação de desenhos – mapas mentais, representando o meio ambiente elaborados por educadores. A análise dessas representações mentais é apoiada na metodologia Kozel (2007/2010), que observa os símbolos utilizados pelos desenhistas e favorece a interpretação da percepção dos aspectos relacionados ao meio ambiente. Através das análises dos desenhos podemos apontar a preocupação que os educadores demonstraram com o meio ambiente, para sua conservação e preservação visando a manutenção da vida no planeta. Aponta-se ainda as relações que são estabelecidas entre o homem e a natureza da qual depende a continuidade da vida, podemos inferir que os participantes valorizam a presença de elementos naturais e humanos no ambiente.
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