PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS

Visualizações: 62

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.7746

Palavras-chave:

Meio ambiente, Percepção ambiental, Mapas mentais

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância da construção de um pensamento crítico sobre a educação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da percepção dos professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Campo Grande – MS sobre meio ambiente. A abordagem da Educação Ambiental Crítica possibilita associar questões socioeconômicas e ambientais discutindo aspectos que afetam as relações estabelecidas entre o ser humano e o seu meio. Elaboramos um estudo bibliográfico e o aporte teórico metodológico baseou-se na perspectiva de meio ambiente de autores como Leff (2009, 2012), Reigota (2007) e Freire (1979). Realizou-se ainda a apreciação de desenhos – mapas mentais, representando o meio ambiente elaborados por educadores. A análise dessas representações mentais é apoiada na metodologia Kozel (2007/2010), que observa os símbolos utilizados pelos desenhistas e favorece a interpretação da percepção dos aspectos relacionados ao meio ambiente. Através das análises dos desenhos podemos apontar a preocupação que os educadores demonstraram com o meio ambiente, para sua conservação e preservação visando a manutenção da vida no planeta. Aponta-se ainda as relações que são estabelecidas entre o homem e a natureza da qual depende a continuidade da vida, podemos inferir que os participantes valorizam a presença de elementos naturais e humanos no ambiente.

Biografia do Autor

Eliane da Silva Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande/MS. Professora Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.

Patrícia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Três Lagoas/MS. Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ciências - Educação Ambiental (UFMS).

Juliana Roberta Paes Fujihara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS.  Coordenadora na Rede Municipal de Ensino de Coxim/MS.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CP Resolução nº 2 - Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/ SEF, 22 de dezembro de 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

KOZEL, Salete. Mapas mentais – uma forma de linguagem: Perspectivas metodológicas in: KOZEL S. et al (org.): Da percepção e cognição à representação. São Paulo. Terceira Margem, 2007. p.114-138

KOZEL, Salete. Representação do espaço sob a ótica dos conceitos: mundo vivido e dialogismo. In: Encontro Nacional dos Geógrafo, 16, Porto Alegre - RS 2010. Anais... Porto Alegre – RS: UFRGS, 2010.

LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez, 2012.

LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Revista Educação & Realidade. v. 34, n.3, p. 17/24 set./dez. 2009. Porto Alegre. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9515. Acesso em 10 jun. 2021.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 6ª ed. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Dória. RJ: Bertrand Brasil, 2002.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Como Citar

Andrade, E. da S., Mirandola Garcia, P. H., & Paes Fujihara, J. R. (2024). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS. GEOFRONTER, 10, e7746. https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.7746

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)