SUBSÍDIOS AOS ESTUDOS PARA A DELIMITAÇÃO DAS ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO DE NASCENTES: PLANALTO DE MARACAJU-CAMPO GRANDE (BR-262 MS 080)

Visualizações: 506

Autores

  • Valter Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Cassia Julita Dresh
  • Mary Beatriz Ibarra Prado Albuquerque
  • Paola Bueno Quirino

Resumo

Nesse trabalho, o foco discutido e analisado foi de encontro a uma das preocupações que vem se tornando cada vez mais importante no contexto dos recursos hídricos, qual seja o da falta de obediência à política de proteção às áreas de alimentação de nascentes, uma vez que para muitos parece importante apenas que se cuide das margens dos cursos d’águas, e com isso pensam estar em dia com a legislação ambiental. A metodologia se pautou no reconhecimento a campo, efetivando conteúdo da disciplina Tópicos Especiais em Cabeceiras de Drenagem Fluviais do curso de Mestrado em Geografia UFMS/CPAq, que incluiu a organização de mapeamentos cartográficos, bem como roteiro de paradas ao longo de rodovias e estradas vicinais, documentando a paisagem e detalhamentos paisagísticos com fotografias para posteriormente estabelecer a identificação textual do conteúdo fotográfico, estabelecendo uma relação com as questões de sustentabilidade ambiental e sua legislação. 

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Guimarães, V., Julita Dresh, C., Beatriz Ibarra Prado Albuquerque, M., & Bueno Quirino, P. (2015). SUBSÍDIOS AOS ESTUDOS PARA A DELIMITAÇÃO DAS ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO DE NASCENTES: PLANALTO DE MARACAJU-CAMPO GRANDE (BR-262 MS 080). GEOFRONTER, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/825

Edição

Seção

Artigos