A AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA

o raciocínio geográfico como objetivo do ensino

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8281

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico, Ensino, Geografia, Avaliação

Resumo

O presente artigo busca elaborar uma discussão associada à avaliação em Geografia a partir do contexto atual do ensino básico nacional e paranaense. Evidencia-se a importância de práticas avaliativas formativas e mediadas em contraposição a práticas tradicionais, visto seus benefícios na construção do raciocínio geográfico. Justifica-se sua produção na necessidade de se reformular a avaliação em Geografia, situando a carência de produções quanto ao tema. Objetiva-se identificar características gerais que regem a avaliação e munir o professor com metodologias que aproximem a avaliação de propostas formativas e mediadas, destacando a importância de se repensar o sistema avaliativo para adicionar ao ensino-aprendizagem na disciplina. A metodologia desenvolveu-se segundo uma análise bibliográfica voltada ao ensino de Geografia, focando na avaliação, influências curriculares e históricas e perspectivas futuras de modo a traçar uma conjuntura e possibilidades. Apesar de conceituado junto às regulamentações nacionais e estaduais no ensino de Geografia, o raciocínio geográfico é tomado de forma secundária em um processo de ensino com foco na formação do aluno para o mercado de trabalho. A partir das percepções de Pierre Monbeig voltadas ao ensino de Geografia e definições associadas ao ensino formativo e mediado, identifica-se a necessidade de repensar a avaliação, aproximando esta do processo de aprendizagem. Argumenta-se, finalmente, que a avaliação formativa é um caminho proveitoso ao ensino de Geografia, apesar de enfrentar desafios devido às políticas educacionais. Propõe-se uma abordagem de avaliação dinâmica mediada para uma aprendizagem mais eficaz.

Biografia do Autor

Gabriel Igor Teodoro Moser Contreras, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Geografia na Universidade Estadual de Maringá.

Maria das Graças de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001),  Estágio Pós-doutoral pela Universidade de São Paulo. Professora Associada B do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Moser Contreras, G. I. T., & Lima, M. das G. de. (2024). A AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA: o raciocínio geográfico como objetivo do ensino. GEOFRONTER, 10, e34001. https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8281

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