SOBRE ESCRITA EM GEOGRAFIA OU AQUILO QUE EU GOSTARIA DE DIZER PARA ESTUDANTES QUE ACUMULAM SOBRAS E EXCESSOS

Visualizações: 115

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8506

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Pesquisa Geográfica, Diários, Cotidiano

Resumo

Convido o(a) leitor(a) a refletir e a contribuir no debate sobre escrita acadêmica. Para tanto, foi elaborado um percurso teórico fundamentado numa revisão narrativa de algumas obras de pesquisadores(as), escritores(as) e poetas. No que se refere aos argumentos defendidos, utilizei de boa vontade alguns verbos como geografias e ao mesmo tempo como metáforas: brincar, ensaiar, cortar, navegar, resenhar, entre outros. Foram descritas algumas experiências pessoais como possíveis caminhos, pontos de partida e/ou recomeços para aqueles(as) que buscam acolhimento/reconhecimento. Por fim, expresso meu desejo por uma escrita que antes de tudo, é vivida, sentida, tocada e tocante.

Biografia do Autor

Victor Dantas Siqueira Pequeno, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com período sanduíche na Facultad de Geografía da Universidad de La Habana. Pesquisador no Laboratório de Espacialidades Urbanas (LabEU/UFSM/CNPq).

Referências

ABREU, Edson. Notas sobre a escrita científica e a literatura. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 21, p. 43-57, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/57673. Acesso em: 10 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v10i21.57673

BENTO, Berenice. Necrobiopoder: Quem pode habitar o Estado-nação? Cadernos Pagu, n. 53, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8653413. Acesso em: 12 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201800530005

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós - reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, p. 27-45, 2020.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução: Roberto Machado. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-115, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25643. Acesso em: 10 set. 2023.

MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: Uma nova política da espacialidade. Tradução: Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

ORWELL, George. Por que escrevo. Tradução: Claudio Marcondes. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2021.

QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. Corporema - por uma Geografia Bailarina. Vitória: Antonio Carlos Queiroz Filho, 2018. v. 1. 378p.

QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. Uma carta para mainha: sobre (minha) vida acadêmica - poéticas do desaprender e suas exclamações, interrogações e reticências. In: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.; GIORDANI, Ana; QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos; TONETTO, Élida Pasini. (Orgs.). Linguagens do desaprender, gestos intensivos e política dos afetos. Porto Alegre: Evangraf, 2022, p. 51-82.

SANTOS, Anderson Felipe Leite dos; SOBRINHO, Raimundo da Paz. O estágio supervisionado em Geografia no Ensino Remoto: como estagiar em tempo de pandemia e isolamento social. Revista Tamoios, v. 19, n. 2, p. 242-264, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/67508. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.67508

SANTOS, Ivaneide Silva.; FERREIRA, Carlos Lima. Estágio supervisionado em Geografia em forma de oficinas pedagógicas: reinventando as práticas em tempos de pandemia da Covid-19. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 27, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/71176. Acesso em: 10 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499471176

SCHATZ, Patricia Volk; SILVA, Rafaela; CHAVES, Ana Paula Nunes. As diferentes linguagens no estágio curricular supervisionado em Geografia durante o período pandêmico. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 26, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/67272. Acesso em: 10 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499467272

SILVA, Gilcileide Rodrigues da; ALMEIDA, Adriana Valença.; MARQUES, Ana Luzia Barros Andrade. Estágio supervisionado em geografia: reflexões e experiências no contexto da pandemia da covid-19. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 5, n. 3, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/20-41/0. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253129

SILVA, Jocerlan Leite da; BURITI, Maria Marta dos Santos. Reflexões sobre a formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia em um momento pandêmico. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 5, n. 3, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/140-156. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.254550

ZANELLA, Andréa Vieira. Perguntar, registrar, escrever: Inquietações metodológicas. Porto Alegre: Editora Sulina; UFRGS Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Pequeno, V. D. S. (2024). SOBRE ESCRITA EM GEOGRAFIA OU AQUILO QUE EU GOSTARIA DE DIZER PARA ESTUDANTES QUE ACUMULAM SOBRAS E EXCESSOS. GEOFRONTER, 10, e8506. https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8506

Edição

Seção

Artigos