INUNDAÇÕES NO OESTE DOS LENÇÓIS MARANHENSES

impactos socioambientais no município de Santo Amaro do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9102

Palavras-chave:

desastres, impactos socioambientais, Maranhão

Resumo

A inundação é um dos fenômenos naturais que mais impactam a sociedade quando há ocupação nas áreas suscetíveis, podendo ocorrer em planícies aluviais de origem fluvial, lacustre ou mista. No estado do Maranhão, os registros de inundações apontam para a excepcionalidade desses eventos em áreas fluviais de rios na planície, com alta magnitude, como nos anos de 1985, 2009 e 2019, quando um grande número de municípios registrou danos patrimoniais e de vidas humanas. Entre os municípios mais atingidos, Santo Amaro do Maranhão tem histórico de registros de danos por inundações em ambiente misto, embora sejam incipientes as informações sistematizadas acerca desses fenômenos no município. Como objetivo desta pesquisa, analisa-se o panorama das inundações em Santo Amaro do Maranhão com foco nos principais impactos dos desastres, a partir do levantamento bibliográfico, documental e cartográfico, além de trabalhos de campo para a avaliação do terreno e obtenção de dados e informações sobre a dimensão social dos desastres. Como resultado, foram identificadas as principais áreas com registro de inundação relacionado ao aumento do nível das águas do rio Alegre e do lago de Santo Amaro acima do nível habitual do período de cheia, constatando-se, ainda, que os pontos de inundação correspondem às áreas de menores cotas altimétricas, cujas habitações estão mais vulneráveis aos danos em anos de excepcionalidade pluviométrica.

Biografia do Autor

Igor de Luccas Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA/UFMA).

Antonio Cordeiro Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Professor Titular Emérito do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). 

Referências

BELTRÃO, Breno Augusto; DIAS, Gilmar Pauli. Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco de Enchentes e Movimentos de Massa: Santo Amaro do Maranhão. CPRM, 2014.

BLOCH, Robin; JHA, Abhas Kumar; LAMOND, Jessica. Cidades e Inundações: um guia para a gestão integrada do risco de inundação urbana para o século XXI. The World Bank, 2012.

BRASIL. AVALIAÇÃO DE DANOS – AVADAN 2009: Santo Amaro do Maranhão. Acesso em 02 de fevereiro de 2020. Disponível em: <https://s2id-search.labtrans.ufsc.br/>.

BRASIL. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Lei 12.608 de 10 de abril de 2012. Acesso em 02 de fevereiro de 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm>.

CARDOSO, Cristiane; GUERRA, Antônio José Teixeira; SILVA, Michele Souza da. Geografia e os riscos socioambientais. In: CARDOSO, Cristiane; SILVA, Michele Souza da; GUERRA, Antônio José Teixeira. GEOGRAFIA E OS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Glossário de Defesa Civil, estudos de riscos e medicina de desastres. 5. ed. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2009.

CEPDECMA - COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatório de Ações da CEDECMA “ANO 2009”. São Luís: CEPDECMA, 2014.

CONOZ, Leticio Álvarez. EVALUACIÓN DE LA VULNERABILIDAD FÍSICO-ESTRUCTURAL ANTE INUNDACIONES DE LAS VIVIENDAS DEL MUNICIPIO DE PATULUL, SUCHITEPÉQUEZ. Universidad de San Carlos de Guatemala. Guatemala, 2012.

CEPED - Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais: 1991 a 2012. 2. ed. rev. ampl. Florianópolis: CEPED/UFSC, 2013.

CUNHA, Sandra; TAVEIRA-PINTO, Francisco. Aplicação de uma metodologia de análise de risco de inundações à zona ribeirinha do Peso da Régua. Jornada de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, v. 6, p. 103-112, 2011.

DIAS, Gilmar Pauli. Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco de Enchentes e Movimentos de Massa: Santo Amaro do Maranhão. CPRM, 2014.

FARIAS, Ariadne; MENDONÇA, Francisco. Riscos socioambientais de inundação urbana sob a perspectiva do Sistema Ambiental Urbano. Sociedade & Natureza, v. 34, e63717, 2022.

GOERL, Roberto Fabris; KOBIYAMA, Masato. Considerações sobre as inundações no Brasil. XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005.

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Plano de Manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. São Luís, MA: Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, 2003.

LUNA, Marco C. M. de M.; PARTELI, Eric JR; HERRMANN, Hans J. Model for a dune field with an exposed water table. Geomorphology, v. 159, p. 169-177, 2012.

MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 8º ed. São Luís: Contexto, 2005.

PINHEIRO, Claudio Urbano B.; ARAÚJO, Naíla Arraes de; AROUCHE, Galdino Cardinal. Plantas úteis do Maranhão: região da Baixada Maranhense. São Luís: Gráfica e Editora Aquarela, 2010.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PESCA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Relatório de danos causados aos pequenos produtores (as) agrícolas de Santo Amaro – MA. Santo Amaro do Maranhão, 2019 (No prelo).

SARAIVA, Nicholas Allain. Manejo sustentável e potencial econômico da extração do buriti nos Lençóis Maranhenses, Brasil. Dissertação (Universidade de Brasilia), Brasília, 2009.

SILVA, Lívia Caroline Abreu. Avaliação de qualidade da água de consumo humano no município de Santo Amaro do Maranhão – MA como instrumento de garantia do direito à saúde. Dissertação (Universidade Federal do Maranhão), São Luís, 2011.

TUCCI, Carlos Eduardo Morelli. Inundações e Drenaem Urbana. IN: TUCCI, Carlos Eduardo Morelli.; BERTONI, Juan Carlos. Inundações Urbanas na América do Sul. Porto Alegre: ABRH, 2003.

VEYRET, Yvette; RICHEMOND, Nancy Meschinet de. Definições e vulnerabilidades do risco. In: VEYRET, Yvette (org.). Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2025-02-13

Como Citar

Santos, I. de L., & Feitosa, A. C. (2025). INUNDAÇÕES NO OESTE DOS LENÇÓIS MARANHENSES: impactos socioambientais no município de Santo Amaro do Maranhão. GEOFRONTER, 11, e9102. https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9102

Edição

Seção

Artigos