GEOPATRIMÔNIO E ENSINO PRÁTICO
o trabalho de campo como ferramenta de aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9206Palavras-chave:
Trabalho de campo, Geografia, Geoconservação GeopatrimônioResumo
A utilização da visitação de campo como metodologia de ensino na Geografia é uma proposta metodológica fundamental para a reflexão dos aspectos naturais e antrópicos. Desse modo, indaga-se como o ensino da geografia em espaços naturais podem integrar o conhecimento adquirido em sala de aula? Assim, objetiva-se analisar a organização do espaço geográfico e paisagístico, considerando a interação entre elementos naturais e antrópicos, por meio da análise das características geológicas e geomorfológicas, além de compreender as dinâmicas socioeconômicas das áreas visitadas, como potencial ao processo de geoconservação, e por sua vez, a proposição para o geopatrimônio. O caráter da pesquisa foi qualitativa, considerando-a do tipo de natureza aplicada com pesquisa bibliográfica e de campo, a qual foi realizado o mapeamento por meio do geoprocessamento, com a utilização de registros fotográficos. Teve como principal conceito metodológico de investigação o levantamento das áreas de interesse, na percepção do geopatrimônio a partir da concepção do trabalho de campo e como ferramenta de aprendizado. Os resultados e discussões indicam que o roteiro das cidades visitadas permitiu a reflexão sobre os aspectos econômicos e turísticos ligados a recursos hídricos e geomorfologia, pautando sua relação com outras atividades socioeconomicas e socioculturais. Portanto, a análise e interação entre elementos naturais e antrópicos nas paisagens visitadas foram potencialmente proveitosos para implementar novas discussões na ciência geográfica e da relevância do trabalho de campo na pesquisa.
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