GEOPATRIMÔNIO E ENSINO PRÁTICO

o trabalho de campo como ferramenta de aprendizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9206

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Geografia, Geoconservação Geopatrimônio

Resumo

A utilização da visitação de campo como metodologia de ensino na Geografia é uma proposta metodológica fundamental para a reflexão dos aspectos naturais e antrópicos. Desse modo, indaga-se como o ensino da geografia em espaços naturais podem integrar o conhecimento adquirido em sala de aula? Assim, objetiva-se analisar a organização do espaço geográfico e paisagístico, considerando a interação entre elementos naturais e antrópicos, por meio da análise das características geológicas e geomorfológicas, além de compreender as dinâmicas socioeconômicas das áreas visitadas, como potencial ao processo de geoconservação, e por sua vez, a proposição para o geopatrimônio. O caráter da pesquisa foi qualitativa, considerando-a do tipo de natureza aplicada com pesquisa bibliográfica e de campo, a qual foi realizado o mapeamento por meio do geoprocessamento, com a utilização de registros fotográficos. Teve como principal conceito metodológico de investigação o levantamento das áreas de interesse, na percepção do geopatrimônio a partir da concepção do trabalho de campo e como ferramenta de aprendizado. Os resultados e discussões indicam que o roteiro das cidades visitadas permitiu a reflexão sobre os aspectos econômicos e turísticos ligados a recursos hídricos e geomorfologia, pautando sua relação com outras atividades socioeconomicas e socioculturais. Portanto, a análise e interação entre elementos naturais e antrópicos nas paisagens visitadas foram potencialmente proveitosos para implementar novas discussões na ciência geográfica e da relevância do trabalho de campo na pesquisa.

Biografia do Autor

Mateus Rocha dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí

Edson Osterne da Silva Santos, Universidade Federal do Piauí

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) 

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Universidade Federal do Piauí

Professor Ajunto IV do Curso de Geografia (CCG/CCHL/UFPI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado - (PPGGEO/CCHL/UFPI).  Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Santos, M. R. dos, Santos, E. O. da S., & Albuquerque, E. L. S. (2025). GEOPATRIMÔNIO E ENSINO PRÁTICO: o trabalho de campo como ferramenta de aprendizado. GEOFRONTER, 11, e9206. https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9206

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Artigos