GAMIFICAÇÃO
o uso de ferramentas para aprimorar o ensino de terminologias do turismo
DOI:
https://doi.org/10.61389/geofronter.v11.9218Palavras-chave:
Metodologia ativa, Aprendizagem, Motivação, FlashcardsResumo
As inovações alcançaram o método tradicional de ensino, pois essas inseriram as tecnologias digitais de informação e comunicação, com o intuito de promover a metodologia ativa para transformar o aprendizado dos alunos nas instituições de ensino, por meio de ferramentas lúdicas, tal como a gamificação. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a possibilidade do uso de flashcards, criados na plataforma Quizlet, como mecanismo de aprimoramento do aprendizado das terminologias básicas do turismo, para alunos de primeiro ano do curso de turismo em uma universidade pública. Para a coleta de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, documental, o método descritivo e a abordagem quali-quantitativa, com aplicação de 12 flashcards, criados na plataforma Quizlet. Além disso, também foi aplicado um questionário com 5 perguntas fechadas, com base na escala Likert, para avaliar a aprendizagem dos alunos e a usabilidade da plataforma em questão. Após a coleta, os dados foram analisados e interpretados utilizando o software IBM SPSS Statistics 27, considerando a média, moda, mediana, desvio padrão e a soma das variáveis. Os resultados demonstram a viabilidade da plataforma Quizlet, diante da facilidade na aplicação e no uso, e, também, as contribuições das metodologias ativas como ferramentas facilitadoras no ensino-aprendizagem. Entretanto, para que essa inserção seja possível, é necessária e fundamental a participação dos docentes nesse processo.
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