EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO XXI
Visualizações: 396DOI:
https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.6127Keywords:
Aprendizagem. Metodologias Ativas. Ciências Humanas.Abstract
O presente texto, pertinente à área de Ciências Humanas, busca apresentar os resultados da aplicação prática de diversas metodologias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), em uma Escola Integral de Tempo Integral, tendo como base o ano de 2018. Atuando em área de conhecimento de maneira conjunta, os componentes curriculares de Filosofia, Geografia, História e Sociologia estabeleceram uma vertente pautada na centralidade no/do estudante que, usando a pesquisa para construir seu trajeto à busca pelo conhecimento, teve a contribuição dos professores enquanto orientadores/mediadores de seus percursos, desenvolvendo a aprendizagem em diversas nuances – teórico-conceitual, didático-pedagógica, científica e atitudinal. Nesse sentido, o planejamento (início), a execução (meio-fim) e a avaliação (análise final) realizadas em conjunto nortearam todo o trabalho ao longo de 2018, utilizando-se para tal metodologias ativas diversificadas e processos avaliativos inclusivos, em que as competências e habilidades eram plurais, promovendo assim uma educação integrada, holística e que se enquadra como característica ao século XXI. Para a construção desse trabalho, utilizou-se os preceitos da metodologia qualitativa característica às ciências humanas com um viés em que o pesquisador foi observador-participante de todo o trajeto, denotando expressões da realidade vivida, sentida e experienciada que analisa as consequências da teoria na consolidação prática que ocorreu ao longo do processo de aprendizagem em 2018. Ao final do ano, conclui-se que os pontos positivos elencados ultrapassaram significativamente o planejado, expressando que esta forma de atuar (em conjunto) pode ser um dos caminhos a se seguir na educação básica brasileira.
References
BARBOSA, Jane Rangel Alves. A Avaliação da Aprendizagem como Processo Interativo: Um Desafio para o Educador. Democratizar, v. II, n. 1, jan./abr. 2008. RJ.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. 159p.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: experiências com questões de ensino superior, ensino médio e clínica. Londrina: EDUEL, 1998. 251p.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Editora UEL, 1999.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. (Org.). Conhecer e intervir: o desafio da metodologia da problematização. Londrina: EDUEL, 2001.
BOGGINO, Norberto. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo/Revista de ciências da educação. n.º 9 · mai/ago 2009. pp. 70-86.
BOROCHOVICIUS, Eli; BARBOSA TORTELLA, Jussara Cristina. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 22, núm. 83, abri-jun, 2014, p. 263-293. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002
BRASIL, Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. D.O.U. de 12 fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno VI: Avaliação no Ensino Médio. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
CÂNDIDO, Elisabete Luisa; CIRINO, Roseneide M. Batista. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e práticas. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, v. 1, 2014. Paraná.
CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3):780-788, mai-jun, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008. pp. 49-64. DOI: https://doi.org/10.18222/eae193920082469
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência – novos tempos novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
CORTELLA, Mario Sergio. Pensar bem nos faz bem! 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
DEMO, Pedro. Escola de tempo integral. UNB. Brasília, 2007.
DEMO, Pedro. Outro Professor – alunos podem aprender bem com professores que aprendem bem. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2011.
DEMO, Pedro. Professor eterno aprendiz. Ribeirão Preto: Editora Alphabeto, 2015.
DEMO, Pedro. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. 180p. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/67/2018/12/eBook-Atividades-de-Aprendizagem-Pedro-Demo.pdf . Acesso em 20 jan. 2021.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos Baldez; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Vol. 14, nº 1. Lajeado, RS.2017, DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404
FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar – convergências, divergências. 1ª edição. São Paulo: Amablume, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar - Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar – respeitar primeiro educar depois. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
MEZZARI, Adelina. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica. 35 (1): 114-121; 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100016
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (Orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
NASCIMENTO, Ana Carolina Santos do. Metodologias de Pesquisa em Ciências Humanas Sociais – Percurso Epistemológico da Pesquisa Qualitativa. In: Congreso Ibero-Americano De Investigación Cualitativa – Ciaiq, 6., 2017, Vol. 3, Salamanca-ESP. Anais [...]. Salamanca-ESP: 2017. p. 431-438. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/issue/archive. Acesso em 11 maio 2021.
RODRIGUES, Disnah Barroso. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Médio: As concepções dos professores de Física sobre o uso da observação e dos registros para avaliar. Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38 - nº. 66-71 jul/dez. 2013, jan./jun., jul/dez. 2014, jan./jun., jul/dez. 2015, jan./jun. 2016.
SANTOS, Regerson F. dos. A Escola de tempo integral no contexto do século XXI: ensinar ou pesquisar? In: VII Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão, 2016. Campo Grande-MS. Anais [...]. Campo Grande-MS: UCDB; 2016.
SANTOS, Regerson F. dos. Os Percalços docentes acerca das Novas Metodologias de Aprendizagem na Escola Integral. In: III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), educação transdisciplinar: escolas Criativas e transformadora, 2017. Palmas – TO. Anais [...]. Palmas – TO; 2017a.
SANTOS, Regerson F. dos. Políticas educacionais e a formação do estudante na escola de tempo integral em mato grosso do sul. In: II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, Natal-RN, 2017. Anais [...] Natal – RN; 2017b.
SANTOS, Regerson F. dos. Avaliação e Planejamento no contexto do Educar pela Pesquisa - e agora Professor? In: Alessandra Ferreira Beker Daher; Éverton Paulino Damaceno; Estela Mara Andrade. (Org.). Teia da educação: pesquisa e autoria nas vozes dos professores de Mato Grosso do Sul. 1ed. Campo Grande - MS: Secretaria de Estado de Educação, 2018, p. 116-132. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/67/2018/12/Pesquisa-e-Autoria-nas-Vozes-dos-Professores-do-MS.pdf . Acesso em 20 jan. 2020.
SANTOS, Regerson F. dos. Análise dos Componentes Curriculares da Base Diversificada nas Escolas Integrais em Mato Grosso Do Sul: Avanços e Reflexões. In: Willian Douglas Guilherme; Diogo Luiz Lima Augusto; Roger Goulart Mello. (Org.). EDUCAÇÃO EM FOCO: HISTÓRIA, POLÍTICA E CULTURA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed. Rio de Janeiro: e-publicar, 2021, v. 1, p. 265-283.
SCHERRER, Paula Pereira. E quando pesquisador e pesquisado são a mesma pessoa? Reflexões epistemo-metodológicas à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. Terceiro Incluído - NUPEAT–IESA–UFG, Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. v.5, n.1, Jan./Jun., 2015, p. 263-286. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36359
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Angel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. 1.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 31-42.
WERNECK, Hamilton. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. 8. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
WERNECK, Hamilton. Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata. 10. Ed., RJ: Vozes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 GEOFRONTER
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.