OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS COMO SISTEMA: A ARTE DE CRIAR CONCEITOS E TRANSFORMÁ-LOS, PROPOR MÚLTIPLOS (DES)ENCONTROS E DEFINIÇÕES
Visualizações: 1197DOI:
https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.6732Palabras clave:
Espaço geográfico, Tempo, Conceitos, Constelação, RealidadeResumen
Os inúmeros conceitos da Geografia, sejam aqueles principais (território, região, lugar e paisagem), também conhecidos como conceitos-chave, sejam outros conceitos de menor protagonismo, subjacentes aos tais conceitos-chave, assim como o objeto de estudo da disciplina (espaço geográfico) não permanecem estáticos, fechados, como se fossem absolutos e imutáveis, estão inseridos na realidade em constante transformação. Para se entender a realidade mediante a disciplina geográfica é vital considerar e valorizar os conceitos geográficos, não de modo isolado como se cada conceito existisse em si mesmo, mas sim de modo conjunto, simultâneo e/ou contínuo, como sistema. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é o de evidenciar a importância dos conceitos geográficos enquanto elementos de um sistema no entendimento da realidade, considerando os diferentes significados e definições dos mesmos, ao longo da história do pensamento geográfico. Para se alcançar o objetivo traçado, buscar-se-á uma revisão bibliográfica abarcando autores nacionais e internacionais, da Geografia ou não, que contemplem os conceitos aqui privilegiados. Desse modo, constatou-se que os conceitos geográficos compreendidos como um sistema são essenciais para o entendimento da totalidade espacial, em outros termos, da realidade, que vem se tornando cada vez mais complexa, além de serem fundamentais para superar a dicotomia entre Geografia Física e Humana, visto que ao se enobrecer essa dualidade se estabelece um grande desafio para se refletir e entender a totalidade dos processos.
Citas
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias. et al (Orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000, p. 15-48.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: Editora Ática, 2003. 7ª ed. Série Princípios
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? [tradução de Bento Jr. E Alberto Alonso Muñoz]. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FOUCAULT, Michael. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes. 2008.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias. et al (Orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000, p. 49-76.
HAESBAERT, Rogério. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.
KOSIK, Karel. A dialética do concreto. 3.ed. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
MACHADO, Lia. et al. O Desenvolvimento da Faixa de Fronteira: uma proposta conceitual-metodológica. In: OLIVEIRA, Tito C. M. de (org.). Território sem limites: estudos sobre fronteiras. Campo Grande: Ed.UFMS, 2005, p. 87 -112.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. Annablume, 2003.
OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de. Para além das linhas coloridas ou pontilhadas – reflexões para uma tipologia das relações fronteiriças. Revista da Anpege. V.11, n.15, jan-jun.2015, p. 233-256. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2015.1115.0009
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SACK. Robert David. O significado de territorialidade. In: DIAS, Leila Christina; FERRARI, Maristela (Orgs). Territorialidades humanas e redes sociais. Florianópolis: Insular, 2011.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.
SANTOS, Milton. Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. Ed. 6. Edusp, 2004.
SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. São Paulo: Antipode, 1977.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 GEOFRONTER
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.