Dom Quixote, louco por cura ontológica
Visualizações: 692Palavras-chave:
Dom Quixote, Heidegger, existência, loucura, cura ontológica.Resumo
Este trabalho é o recorte de uma tese defendida em 2007 que analisou sob a perspectiva poético-ontológica a obra de Cervantes Dom Quixote de La Mancha. Nesse artigo, o objetivo é compreender a loucura de Dom Quixote, a partir de uma leitura heideggeriana, observando ontologicamente a existência humana e o que motivou nosso personagem a abandonar o mundo da leitura individual e silenciosa, para entrar, efetivamente, nesse mundo, assumindo o papel de louco que tal decisão exigia. Trata-se, entretanto, de uma loucura que ultrapassa as fronteiras do factual, do ôntico, o que nos obriga a convocar “cura”, igualmente fora desse âmbito ôntico da medicina, para, observando-a filosófica e profundamente, verificar se Dom Quixote está verdadeiramente louco ou se está em seu movimento mais autêntico, escutando uma voz; mas uma “outra voz”, a voz de seu ser que o chama de algum lugar que ele, por não saber, se põe a buscá-lo. E é aí que se dá o cruzamento do poético que não nos permite saber, no final das contas, se o que tem Dom Quixote é loucura ou se está, simplesmente, à “pro-cura” de cura.Referências
CERVANTES, Miguel de. El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha.Buenos Aires: Colihue, s/d.
______. ______. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br>, versão Projeto Gutenberg. Acesso em: 31 jul 2007.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2000, vol.1
______. Aprendendo a pensar.2.ed. Petrópolis: Vozes, 2000, vol.2
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1998, parte 1, p.263-264
ORTEGA Y GASSET, Apud GILMAN, Stephen. La novela según Cervantes. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
VILAR, Pierre. Crecimiento y desatrrollo Editora Ariel, España 1983, 5 dição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).