Quarup - ideia de morte e renascimento: um romance portador de utopias

Visualizações: 589

Autores

  • Fatima Leonor Sopran UNEB - Universidade do Estado da BAHIA

Palavras-chave:

Quarup, morte-renascimento, utopias.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a utopia inscrita na obra Quarup, de Antônio Callado. A construção sequencial do texto em capítulos segue de certa forma, a ótica da personagem principal, alvitra, alegoricamente, a sequência nas estórias, tanto individual como coletiva; e a certeza de que cada uma dessas estórias se constitui de um conteúdo utópico ou da esperança de um mundo melhor. Aportamo-nos em estudos de Adorno e Horkheimer (1985), Bloch (2005), Reis (2004), Vieira (2004), entre outros que dão sustentação teórica para o conceito de utopia. A proposta investigativa nos conduziu à ideia de que a utopia está presente em todos os corações destas personagens da ficção. Confirma a ideia de que o romance Quarup é uma ficção portadora de utopias no qual seus personagens idealizam um mundo melhor tanto para o presente quanto para o futuro.

Biografia do Autor

Fatima Leonor Sopran, UNEB - Universidade do Estado da BAHIA

Fátima Leonor Sopran, professora Assistente da UNEB - Universidade do Estado da Bahia - Campus IX Barreiras- BA. Graduação em Letras - UNIJUÍ-RS, Especialização em Língua Portuguesa-Faculdades Integradas de Amparo - SP, Mestrado em Literatura e crítica Literária - PUC - SP. Doutoranda em Estudos Literários na Universidade "De Trás-os-Montes e Alto Douro" em Vila Real - Portugal. Publicações de Crônicas e contos editoras: Big Time e Sucesso -SP. Assis Editora - Uberlândia-MG e livros (Organizados)na editora Eduneb - Salvador - Bahia.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

SOPRAN, Fatima Leonor. Quarup - ideia de morte e renascimento: um romance portador de utopias. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 154–172, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1117. Acesso em: 19 abr. 2024.