A Contribuição da Crítica Oswaldina para os Estudos da Literatura e da Cultura no Contexto Latino Americano
Visualizações: 623Palavras-chave:
Antropofagia, Formulação crítica, Contribuição modernista.Resumo
Nas obras pós 1930, o conceito de antropofagia é retomado sob o viés do Oswald crítico, afastado dos primeiros ideais modernistas. Em seus textos são constatados aspectos de uma crítica da escritura, ou seja, um discurso crítico que se aproxima da linguagem literária, em que o autor reflete sobre as principais contribuições do modernismo brasileiro e analisa como a literatura se relaciona com a sociedade, além de discutir questões políticas e culturais que pautavam o mundo e a literatura de sua época e que aparecem de forma mimética em sua produção literária, também, pós 1930, incluindo-se aí, as peças de teatro, O rei da vela, O homem e o cavalo, A morta e a obra ensaística, considerada por ele, mais madura por ser capaz de apreender o atraso da cultura brasileira neutralizado pelo empenho modernista.
Referências
ANDRADE, Oswald de. A Utopia Antropofágica. São Paulo: Globo, 1990.
_____. Memórias sentimentais de João Miramar. São Paulo: Globo, 2004.
_____. Serafim Ponte Grande. São Paulo: Globo, 2001.
______. Poesia Pau Brasil. São Paulo: Globo, 2003.
______. A morta. São Paulo: Globo, 1995.
______. O homem e o cavalo. São Paulo: Globo, 1990.
______. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.
______. Ponta de lança. São Paulo: Globo, 2004.
_____. Um homem sem profissão. São Paulo: Globo, 2002.
_____. Telefonema. São Paulo: Globo, 1996.
______. Estética e política. Organização Maria Eugenia Boaventura. São Paulo: Globo, 1991.
ALMEIDA, F. M. C. “Só a antropofagia nos une”. In: MATO, Daniel (coord.). Estudios y otras prácticas intelectuales latinoamericanas en Cultura y Poder. Caracas: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) y CEAP, FACES, Universidad Central de Venezuela, 2002, pp. 121-132. Disponível em <http://globalcult.org.ve/pdf/Ferreira.pdf>. Acesso em 20 fev. 2011.
BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2003.
_____.(Org.). Americanidade e transferências culturais. Porto Alegre: Movimento, 2003.
BLANCHOT, Maurice. O Espaço Literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CAMPOS, Haroldo. Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira. In: Boletim bibliográfico, Biblioteca Mário de Andrade, v.44, janeiro./dezembro, São Paulo, 1983.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
NUNES, Benedito. Oswald canibal. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1998.
SANTIAGO, Silviano. Sobre plataformas e testamentos. In: ANDRADE, Oswald de. Ponta de lança. São Paulo: Globo, 2004. (Apresentação).
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura comparada, intertexto e antropofagia. In: ______. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
_____. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro – apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 19.ed. rev. e amp. Petrópolis: Vozes, 2009.
FONTES:
Centro de documentação cultural Alexandre Eulálio (CEDAE) da Unicamp.
- Fundo Oswald de Andrade.
Centro de documentação da Funarte
- Pasta Oswald de Andrade
- Pasta O Rei da Vela
Klaxon, mensário de arte moderna. Introdução de Mário da Silva Brito. “Escolas e ideias”. São Paulo: Livraria Martins Editora/ Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1976 (edição fac-símile).
REVISTA DE ANTROPOFAGIA (1928-1929). "Revista de Antropofagia" (1928-1929) na Brasiliana USP: 26 números. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/node/438. Acesso em 10 de fevereiro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).