Representação do masculino no conto O General Infanciado, de Mia Couto
Visualizações: 670Palavras-chave:
Masculino, general, dever.Resumo
A representação social dentro da literatura traz várias marcas do comportamento humano, uma delas é a masculinidade e a construção social do imaginário do que é ser homem. Nesse trabalho, objetivamos realizar uma análise da construção do masculino em O general infanciado, de Mia Couto, com base em conceitos de Sócrates Nolasco, em O masculino: um dilema contemporâneo e A descontrução do masculino; de Michel Foucault, em O que está em jogo e O panoptismo; de Elisabeth Bandinter, em Identidade e preferência sexual, e de Guy Corneau, em Paternidade e masculinidade.
Referências
BADINTER, Elisabeth. Identidade e preferência sexual. In: ___. XY: sobre a identidade masculina. Trad. Maria Ignez D. Estrada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
BOECHAT, Walter. Os arquétipos masculinos. In: NOLASNCO, Sócrates (org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
BUENO, André. “O sentido social da forma literária”. In ___. Literatura e Sociedade: narrativa, poesia, cinema, teatro e canção popular. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
CORNEAU, Guy. Paternidade e masculinidade. In: NOLASNCO, Sócrates (org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
COUTO, Mia. O general infanciado. In: ____. Contos de nascer da Terra. São Paulo: Companhia da Letras, 2014.
FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: ___. Vigiar e Punir. 38 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
______. O que está em jogo. In: ¬¬___. História da sexualidade I: a vontade do saber. Trad. Maria Thereza da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13 ed. Rio de Janiero: Edições Graal, 1988.
NOLASCO, Sócrates, Alvares. O masculino: um dilema contemporâneo? In: ___. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
______. A desconstrução do masculino: uma contribuição crítica à análise de gênero. In: ___. A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Referencial eletrônico
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).