Representação do masculino no conto O General Infanciado, de Mia Couto

Visualizações: 626

Autores

  • Regina Costa Nunes Andrade

Palavras-chave:

Masculino, general, dever.

Resumo

A representação social dentro da literatura traz várias marcas do comportamento humano, uma delas é a masculinidade e a construção social do imaginário do que é ser homem. Nesse trabalho, objetivamos realizar uma análise da construção do masculino em O general infanciado, de Mia Couto, com base em conceitos de Sócrates Nolasco, em O masculino: um dilema contemporâneo e A descontrução do masculino; de Michel Foucault, em O que está em jogo e O panoptismo; de Elisabeth Bandinter, em Identidade e preferência sexual, e de Guy Corneau, em Paternidade e masculinidade.

Biografia do Autor

Regina Costa Nunes Andrade

Mestranda em Letras - Estudos Literários, pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Para.

Referências

BADINTER, Elisabeth. Identidade e preferência sexual. In: ___. XY: sobre a identidade masculina. Trad. Maria Ignez D. Estrada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

BOECHAT, Walter. Os arquétipos masculinos. In: NOLASNCO, Sócrates (org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

BUENO, André. “O sentido social da forma literária”. In ___. Literatura e Sociedade: narrativa, poesia, cinema, teatro e canção popular. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

CORNEAU, Guy. Paternidade e masculinidade. In: NOLASNCO, Sócrates (org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

COUTO, Mia. O general infanciado. In: ____. Contos de nascer da Terra. São Paulo: Companhia da Letras, 2014.

FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: ___. Vigiar e Punir. 38 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

______. O que está em jogo. In: ¬¬___. História da sexualidade I: a vontade do saber. Trad. Maria Thereza da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13 ed. Rio de Janiero: Edições Graal, 1988.

NOLASCO, Sócrates, Alvares. O masculino: um dilema contemporâneo? In: ___. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

______. A desconstrução do masculino: uma contribuição crítica à análise de gênero. In: ___. A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

Referencial eletrônico

http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ANDRADE, Regina Costa Nunes. Representação do masculino no conto O General Infanciado, de Mia Couto. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 148–157, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1126. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre