Locus Voluptatem: a poética dos prazeres

Autores

  • Giovanna Pagano Colato Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Palavras-chave:

literatura, narrativas contemporâneas, o local/espaço.

Resumo

O ensaio tem como proposta desenvolver uma análise que busca perscrutar os ambientes que envolvem as narrativas alocadas naquilo que se entende por contemporâneo e suas características. Tendo como objeto o texto “Latin Lovers”, conto retirado do livro “Antologia M(ai)s SadoMasoquista da Literatura Brasileira”, serão feitos apontamentos acerca da significação e atribuição de sentido aos locais inseridos no conto, tendo em vista que cada cenário traz consigo elementos importantes e que se misturam de maneira drástica com as situações vivenciadas por personagens de natureza tão intensa quanto os fatos postos ante o leitor. Para falar sobre os espaço dentro da literatura, foram utilizados como refencial teórico os postulados dos filósofos Barchelard, Giddens e Mogin. A proposta deste ensaio se baseia na hipótese das relações dialéticas estabelecidas entre o que é de natureza do “interno” (personagens, sentimentos, emoções), o que é de natureza do externo (locais, paisagens, espaços) e o poder de influência que as figuras postas como cenário exercem sobre o leitor.

Biografia do Autor

Giovanna Pagano Colato, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Acadêmica do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Estudos de Linguagens, na área de concentração “Poéticas Modernas e Contemporâneas"

Downloads

Publicado

16/08/2016

Como Citar

Colato, G. P. (2016). Locus Voluptatem: a poética dos prazeres. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, 2(13), 118–130. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1127

Edição

Seção

Tema Livre