Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luiza Liene Bressan Centro Universitário Barriga Verde

Palavras-chave:

Imaginário, Regime Noturno das Imagens, Religiosidade.

Resumo

Este estudo objetiva analisar de que forma os migrantes italianos que se dirigiram para o sul de Santa Catarina em finais do século XIX conduziram a colonização sob o aspecto da religiosidade. A personagem Salvino Mazzamurelli, imigrante italiano, foco deste estudo, foi selecionada da obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Muraro Mazzurana. Efetuar uma análise da narrativa religiosa dessa imigração é algo extremamente fértil para se compreender, também, a dinâmica contemporânea das manifestações religiosas que se sustentam na construção de uma origem baseada na ancestralidade italiana e sob o viés do regime noturno das imagens proposto por Durand.

Biografia do Autor

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.

Referências

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Publicado

16/08/2016

Como Citar

Moraes, H. J. P., & Bressan, L. L. (2016). Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, 2(13), 42–58. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137

Edição

Seção

Tema Livre