A teoria da linguagem em John Locke
Visualizações: 1409Palavras-chave:
John Locke, teoria da linguagem, significação.Resumo
Este artigo visa analisar o papel da linguagem apresentado no Livro III, “Das palavras”, do “Ensaio sobre o entendimento humano” de John Locke (1979). O interesse se dá pelo fato da grande influência do argumento ali presente no pensamento dos séc. XVII e XVIII; atingindo inclusive diversas discussões atuais. Não se pretende, devido ao parco espaço que seria reservado a tamanha discussão, abordar aqui essa influência. Entretanto, ela será superficialmente apresentada ao longo do texto.
Para tanto, será apresentado um breve panorama da importância desse terceiro livro em específico para o estudo da linguagem para propor uma reflexão sobre de que forma os pontos ali discutidos contribuem para a discussão sobre tradução. Os trechos destacados do Ensaio servirão de fio condutor para esse debate.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).