A metáfora no texto poético: uma investigação sobre a teoria e uma aplicação em poesia de Cora Coralina
Visualizações: 931Palavras-chave:
leitura, investigação, análise, linguagem.Resumo
O presente artigo tem por objetivo uma leitura metafórica em poemas da poetisa Cora Coralina. Tece-se aqui, algumas considerações sobre essa figura de linguagem, recurso tão usado pelos poetas, assim como por Cora. Nesta análise além de identificar as metáforas utilizadas pela poetisa, veio à tona uma visão crítica do homem e das relações sociais, sem perder de vista toda a magia da poesia. Sabendo-se que o tema metáfora nos leva a um campo de estudo muito vasto, delimitou-se à investigação na Língua Portuguesa.
Referências
COHEN, Jean. Estrutura da Linguagem Poética. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
CORALINA, Cora. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. 14 ed. São Paulo: Global, 1977.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O mini dicionário da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2001.
LOPES, Edward. Metáfora: da retórica à Semiótica. 2. Ed. São Paulo: Atual, 1987.
NIETZCHE, Friedrich Willen. Obras incompletas. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
SACKES, Sheldon. Da metáfora. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).