O Estatuto Semiótico da surpresa em “A Força do Sangue” de Miguel de Cervantes

Visualizações: 1602

Autores

  • Valdenildo dos Santos UFMS/PURDUE

Palavras-chave:

A Força do Sangue, Miguel de Cervantes, Semiótica, Paixões, Surpresa.

Resumo

A surpresa se relaciona com o evento inesperado, em que o sujeito surpreendido é tomado de sobressalto, porque não tem consciência do que vai acontecer, fica atônito, é possuído por um espanto. Seria, pois, a surpresa, uma paixão semiótica? Qual, afinal, o seu estatuto? Neste fazer interpretativo, procura-se descrever, a partir dos deslocamentos espaciais de duas famílias, uma representante da fidalguia e outra da nobreza, a confrontação de duas classes sociais na Espanha do século de ouro, designação do período clássico em que ocorre o apogeu da cultura espanhola, compreendida desde o Renascimento do século XVI até o Barroco do século XVII. As reflexões aqui postas inspiram-se em Algirdas Julien Greimas, Jacques Fontanille, Claude Zilberberg dentre outros, na perspectiva de mostrar os efeitos de sentido passionais da surpresa na obra englobada da coleção novelas exemplares (1613-1614), também conhecidas como de instâncias, de Miguel de Cervantes, segundo alguns críticos, por simples convencionalismo próprio da época, ou por questão de estética, ou ainda porque podem servir de exemplo às gerações vindouras.

 

Biografia do Autor

Valdenildo dos Santos, UFMS/PURDUE

Professor Doutor adjunto IV da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em pos doutoramento na Purdue University, West Lafayette, Indiana. Atua na graduação e mestrado em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Semiótica. Líder do Grupo de Pesquisa GEAllES, Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Leituras Semióticas

Referências

Referências Bibliográficas

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 5 ed. São Paulo: Ática, 2011.

________. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo. Humanitas, USP, 2001.

CERVANTES, Miguel. Novelas Ejemplares.Edición de Jorge Garcia Lopez. Tradução de Darly Nicolana Scornnaienchi Com licença da Editôra Boa Leitura, São Paulo, detentora do Copyright para a língua portuguêsa. 2ª Edição, 1971 disponível em Digital Source http://groups-beta.google.com/group/digitalsource

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática. 1996.

_______. PAIXÕES, AFETOS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS. Cadernos de Semiótica Aplicada Vol. 5.n.2, dezembro de 2007.

FONTANILLE, Jacques & ZILBERBERG, Claude Tensão e significação. Tradução de Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas, FFLCH- USP. 2001.

FONTANILLE, Jacques & GREIMAS; Algirdas Julien. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática. 1993.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. Tradução de Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto.2011.

GREIMAS, Algirdas Julien. De la colère. Études de sémantique lexicale. Actes Sémiotiques. Documents, Paris III (27). 1981.

___________MAUPASSANT, A Semiótica do Texto: Exercícios práticos. Trad. Teresinha O. Michels e Carmen L.C.L. Gerlach. Ed.UFSC, Florianópolis, 1993.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial. 2001.

__________. Musicando a Semiótica. Ensaios. São Paulo, Annablume. 1997.

ZILBERBERG, Claude. Eléments de grammaire tensive. Limoges: Pulim. 2006.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

DOS SANTOS, Valdenildo. O Estatuto Semiótico da surpresa em “A Força do Sangue” de Miguel de Cervantes. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 407–420, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1431. Acesso em: 25 abr. 2024.